Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Museu do Prado comemora bicentenário com nova exposição

18 nov, 2018 - 23:45 • Maria João Costa

“Museu do Prado 1819-2019. Um lugar de memória” é o nome da exposição que marca o inicio das celebrações dos 200 anos de história do museu de Madrid que deve a sua origem à vontade de uma portuguesa.

A+ / A-

Durante a Guerra Civil espanhola, entre 1936-1939, as obras de arte do Museu do Prado fizeram uma longa viagem. Retiradas durante a noite, as peças foram levadas primeiro até Valência, depois para Barcelona e chegaram a Genebra onde estiveram a salvo dos bombardeamentos. Este é só um dos episódios da história de um dos museus mais ricos da Europa e que está retratada na nova exposição que assinala os 200 anos do Prado, numa sala vazia onde se mostra como ficou o museu no período da guerra.

O Museu inicia esta segunda-feira as comemorações do seu bicentenário. As festividades do museu, onde estão depositadas obras emblemáticas de pintores como Goya, Velázquez e El Grego, vão prolongar-se ao longo dos próximos meses.

“Museu do Prado 1819-2019. Um lugar de memória” é o nome da exposição que marca o início das celebrações dos 200 anos do museu de Madrid, que abriu a 19 de novembro de 1819 com fundos provenientes das coleções reais.

A ideia para a criação do museu teve como grande impulsionadora Maria Isabel de Bragança, Infante de Portugal, filha de D. João VI e de D. Carlota Joaquina, que acabou por morrer antes do museu abrir.

De acordo com um comunicado do Prado, a exposição agora apresentada faz um cruzamento entre “os fundos artísticos e documentais do Prado, sejam visuais ou sonoros”. Estes fundos são postos em diálogo de obras de artistas como “Renoir, Manet, Chase, Picasso, Arikha, Rosales, Saura e Pollock”.

Ao todo na nova exposição são mostradas 168 obras, 34 das quais originárias de várias instituições espanholas e internacionais. O Museu do Prado refere que de fora vieram obras dos “Estados Unidos, França, Hungria, Reino Unido, Israel, Alemanha e Rússia”. A ideia é mostrar como o Prado se tornou um “depositário da memória pictórica ocidental” e uma fonte de inspiração para muitos artistas que o visitaram ao longo da sua história.

Comissariada por Javier Portús, o diretor da Conservação de Pintura Espanhola, a nova exposição do museu madrileno propõe ao visitante uma viagem cronológica em oito etapas nas quais é revelada a “personalidade” que o Prado foi desenvolvendo. Um dos destaques vai para o papel que o museu teve “como espaço de reflexão e inspiração para sucessivas gerações de artistas espanhóis e estrangeiros” e que está espelhada em trabalhos apresentados de artistas de renome como Auguste Renoir ou o mais recente Jackson Pollock.

A exposição “Museu do Prado 1819-2019. Um lugar de memória” poderá ser visitada até 10 de março.

Sendo um dos museus mais visitados em Espanha, o Museu do Prado está também estre os mais visitados no mundo. Por ano recebe quase três milhões de visitantes. Para atrair mais interessados para a nova exposição, as fachadas do Palácio Vilanueva, onde está instalado o Prado, estão agora cobertas com 15 lonas de tamanho gigante com reproduções de alguns detalhes de obras emblemáticas da sua coleção.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+