Tempo
|
A+ / A-

Bolsonaro quer estreitar relações com países árabes

18 nov, 2018 - 18:46

Presidente eleito do Brasil considera "importante" reforçar as relações e os negócios com os países árabes, onde "cerca de mil professores brasileiros" ensinam jiu-jitsu.

A+ / A-

O Presidente eleito do Brasil pretende "estreitar" as relações com os países árabes, após o polémico anúncio de mudar a embaixada do Brasil em Israel de Telavive para Jerusalém.

Jair Bolsonaro recebeu este domingo um convite para visitar os Emirados Árabes Unidos, feito pela Federação de Jiu-Jitsu desse país.

"Sou formado em educação física e fui atleta das Foças Armadas. Sempre fui apaixonado pelo desporto, que considero uma linguagem universal com efeitos colaterais muito positivos, como segurança, respeito, desenvolvimento de outros atributos, disciplina e hierarquia", disse o capitão do Exército na reforma.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente eleito disse que fará "o possível para ir" aos Emirados Árabes Unidos, já que considera "importante" reforçar as relações e os negócios com os países árabes, onde "cerca de mil professores brasileiros" ensinam jiu-jitsu. "É muito importante estreitar relações com os árabes", frisou.

Após a vitória na segunda volta das eleições presidenciais, com 55,1% dos votos, o candidato do Partido Social Liberal (PSL, extrema-direita) anunciou a intenção de mudar a embaixada do Brasil em Israel de Telavive para Jerusalém, gerando polémica e sendo criticado não só pelos países árabes, mas também pelos empresários brasileiros, principalmente os exportadores de carne, que negoceiam com eles.

Ainda que tal anúncio não tenha sido formalizado, uma missão comercial brasileira que deveria visitar o Egito foi cancelada, aparentemente como reação à declarada intenção do Presidente eleito.

Segundo dados oficiais, os países árabes representam um dos mercados mais importantes para o Brasil, que, em 2017, exportou para esse mercado produtos num valor de 11,8 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+