Tempo
|
A+ / A-

Agitação marítima provoca estragos nos portos da ilha das Flores

18 nov, 2018 - 16:36

A partir de segunda-feira deverão chegar técnicos para iniciar as verificações e avaliações necessárias.

A+ / A-

A forte agitação marítima que se verificou nos últimos dias no arquipélago dos Açores, resultante da passagem pela região da depressão “Carlos”, provocou danos nos portos da ilha das Flores.

Em comunicado, o executivo liderado por Vasco Cordeiro adianta que o Governo dos Açores "está a acompanhar, desde a primeira hora", a situação do porto das Poças, em Santa Cruz das Flores, e o núcleo de recreio do porto das Lajes das Flores, tendo sido "constatada a existência de danos nestas infraestruturas portuárias".

"Para já - adianta o mesmo comunicado - é necessário esperar pela melhoria das condições de mar, para que se possa fazer uma avaliação técnica precisa dos estragos causados pelo mau tempo".

O porto das Poças, que estava a ser alvo de uma grande intervenção, com construção de um cais acostável e molhe de proteção, ficou danificado com as fortes ondas que se registaram nos últimos dias, que chegaram a ultrapassar os dez metros de altura.

No porto das Lajes, a forte agitação marítima destruiu a cabeça do molhe do núcleo de recreio náutico, obstruindo parte do acesso aquela infraestrutura, o que obrigou a autoridade marítima a proibir a entrada e saída de embarcações, por questões de precaução, antes de saber qual a profundidade navegável no local.

A secretaria regional dos Transportes e Obras Públicas já deu orientações à empresa Portos dos Açores para que sejam enviadas, "de imediato", equipas técnicas, de forma a uma primeira avaliação no local e decisão acerca dos meios que será necessário mobilizar, "com vista à reposição, o mais rapidamente possível, das condições necessárias para que seja possível operar nestes dois portos".

A partir de segunda-feira, 19 de novembro, deverão chegar à ilha das Flores os técnicos para iniciar as verificações e avaliações necessárias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+