Tempo
|
A+ / A-

Bruxelas aprova mais 366 milhões de euros para investimentos

17 nov, 2018 - 16:57

A novidade foi deixada por António Costa durante um plenário de militantes socialistas.

A+ / A-

O primeiro-ministro garante que a Comissão Europeia vai aprovar a reprogramação dos fundos comunitários do Portugal 2020. Segundo António Costa, isto representa um reforço de 366 milhões de euros para investimentos.

Num plenário de militantes socialistas, o secretário-geral do PS salienta que "está em condições de admitir" a aprovação formal por parte de Bruxelas da reprogramação apresentada pelo Governo português.

"São 366 milhões que alavancam um investimento de 466 milhões de euros no país, entre equipamentos, valorização do património cultural e do património natural e também para o desenvolvimento urbano", referiu.

Para António Costa, é uma "boa notícia" o facto de Portugal passar a "ter mais meios para continuar a aumentar o nosso investimento, e isso tem de prosseguir, porque se a economia tem crescido, o investimento também, em particular o privado".

De acordo com António Costa, só em 2018, o investimento público financiado com fundos comunitários aumentou 40%, "maioritariamente devido a investimento municipal".

O líder do Governo e secretário-geral do PS adiantou ainda que a matriz dos fundos comunitários do próximo quadro comunitário já está definida e assenta em objetivos transversais de "combate às desigualdades e inovação, melhoria da competitividade externa e coesão interna e valorização plena dos recursos endógenos".

Na sua intervenção, e perante uma plateia com presidentes de Câmara de todo o país, António Costa exortou os municípios, comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas a desenvolver os trabalhos "de preparação daquilo que é necessário nas estratégias do próximo quadro comunitário de apoio".

O chefe do Executivo salientou também a aposta na valorização do interior, que culminou recentemente com a criação de uma secretaria de Estado, frisando que nos últimos três anos foram captados investimentos privados para aqueles territórios no valor total de 1.840 milhões de euros, que correspondem a 8.500 postos de trabalho.

"Só na área que foi mais atingida pelos incêndios florestais de junho e outubro de 2017 já se conseguiu atrair este ano 400 milhões de euros de investimento empresarial", sublinhou António Costa, acrescentando que na reprogramação dos fundos do Portugal 2020 estão reservados para os municípios do interior 1.700 milhões de euros.

Segundo o primeiro-ministro, esta medida de "discriminação positiva é absolutamente fundamental para atrair mais empresas para o interior e revitalizar este território", com a criação de emprego e riqueza.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • otário
    18 nov, 2018 coimbra 16:03
    Já lá vão alguns anos em que dirigente ou dirigentes de uma central sindical se alinhavaram com fundos, etc., etc.. É assim, anda o ZÉ da EUROPA a ser explorado para que uns XICOS ESPERTOS se andem a encher à fartazana ! POR ACASO JÁ REPARARAM QUE NESTES CASOS DOS TEMPORAIS SÓ HÁ SUBSIDIOS PARA OS GRANDES, PORQUE AQUELES PELINTRAS QUE TIVERAM DANOS NAS CASOTAS DE MIL OU POUCO MAIS EUROS NÃO TÊM DIREITO A COISA NENHUMA e cem euros para estes é muito dinheiro.
  • VICTOR MARQUES
    18 nov, 2018 Matosinhos 11:28
    E lá vamos..."Cantando e rindo"!!!...

Destaques V+