Tempo
|
A+ / A-

Caso IRA

PCP exige esclarecimento de "notícias que envolvem dirigentes do PAN em atividades criminosas"

16 nov, 2018 - 13:35

Em causa está o envolvimento de uma dirigente do PAN com o grupo Intervenção e Resgate Animal (IRA), que utiliza práticas à margem da lei para resgatar animais alegadamente maltratados.

A+ / A-

Veja também:


O PCP exige o “cabal esclarecimento” e “apuramento de responsabilidades” das notícias que envolvem dirigentes do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) em "alegadas atividades criminosas" a pretexto da defesa dos animais.

Os comunistas reagem, em comunicado, a uma reportagem da TVI sobre o grupo Intervenção e Resgate Animal (IRA), ao qual estará ligada Cristina Rodrigues, membro da comissão política do PAN e chefe de gabinete do deputado André Silva.

“As notícias que envolvem dirigentes do PAN em atividades criminosas realizadas a pretexto da defesa dos animais assume particular gravidade”, refere o PCP.

Para o partido liderado por Jerónimo de Sousa, “as ligações e relacionamentos estabelecidos entre o PAN e essas atividades exige o cabal esclarecimento desta situação e o correspondente apuramento de responsabilidades”.

O comunicado do Partido Comunista deixa duras críticas ao partido do deputado André Silva, considerando que, “sob o manto de preocupações sobre a natureza e os animais, e assente num discurso de intolerância, o PAN promove uma orientação de incriminação, de estímulo à delação e de criminalização de hábitos sócio-culturais, em si mesmo caldo de cultura para justificação de práticas criminosas”.

O partido Pessoas-Animais-Natureza já fez saber, em comunicado, que mantém a confiança política na sua dirigente Cristina Rodrigues, que vai pedir à Procuradoria-Geral da República que esclareça se está a ser investigada por alegadas ligações a um grupo violento.

De acordo com a reportagem da TVI, Cristina Rodrigues, do PAN, terá ligações ao IRA, que está a ser investigado pela Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária e pelo Ministério Público.

O grupo resgata animais alegadamente maltratados através de formas musculadas, como perseguições armadas aos donos, invasão de casa e ameaçadas de morte, segundo os relatos recolhidos pela estação de Queluz.

IRA critica reportagem "parcial" e defende-se de acusações

Através da rede social Facebook, o Intervenção e Resgate Animal (IRA) considera que a reportagem da TVI é “parcial” e representa um “atentado à causa animal”.

O IRA defende-se das acusações de uma das alegadas vítimas num caso relacionado com o resgate de uma égua maltratada e contrapõe que os elementos do grupo é que foram ameaçados.

“Porque não houve mandados de busca ou detenções face à gravidade dos actos descritos pela vítima?”, questiona o grupo.

[notícia atualizada às 15h43 - com a reação do PAN]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 16 nov, 2018 14:59
    Esta a gerar polemica sim! Eu acho que todas as televisoes devem mostrar!

Destaques V+