Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

80 milhões. Pintura bate recorde de vendas em leilão

16 nov, 2018 - 12:50

A obra "Portrait of an Artist" foi pintada pelo britânico David Hockney.

A+ / A-

Uma obra do pintor britânico David Hockney foi vendida na quinta-feira em leilão, em Nova Iorque, por quase 80 milhões de euros, um valor recorde para um artista ainda vivo, revelou a leiloeira Christie's.

Intitulada "Portrait of an Artist (Pool With Two Figures)", de 1972, esta é considerada uma das obras mais importantes de David Hockney, de 81 anos, e foi vendida em leilão por 90,3 milhões de dólares, ou seja, 79,7 milhões de euros, numa disputa que durou cerca de dez minutos.

Fica assim batido o recorde do leilão de uma obra de arte de um artista ainda vivo, superando os 51,5 milhões de euros da venda de "Balloon Dog", do norte-americano Jeff Koons, em 2013.

A Christie's não revelou a identidade do comprador.

Na quinta-feira, no mesmo leilão, uma outra obra de David Hockney, "Sprungbrett mit Schatten (Paper Pool 14)", pintada em 1978, foi vendida por 6,7 milhões de euros.

Nascido em Bradford, em 1937, David Hockney é hoje considerado um dos mais importantes nomes da arte britânica do século XX. Em 2017, a Tate Britain realizou uma grande retrospetiva por ocasião dos 80 anos dele, com mais de 200 obras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+