Tempo
|
A+ / A-

Brexit. Crise no Governo britânico preocupa diplomacia portuguesa

15 nov, 2018 - 18:11 • Ricardo Vieira

Em entrevista à Renascença, Augusto Santos Silva considera que o esboço de acordo é “bastante razoável e satisfatório”. A falta de entendimento levará "a uma incerteza que devemos evitar a tudo custo”. O ministro sublinha que está a ser preparado um plano de contingência para essa possibilidade.

A+ / A-

A vaga de demissões no Governo britânico e uma eventual moção de censura a Theresa May, por causa do “esboço de acordo final” para o Brexit, preocupa o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

“Sim, na medida em que a alternativa de não haver acordo é muito pior. Leva-nos para uma incerteza que nós devemos evitar a tudo custo”, afirma o chefe da diplomacia portuguesa, em entrevista telefónica à Renascença.

Augusto Santos Silva, que está na 26.ª Cimeira Ibero-Americana, na Guatemala, considera que o acordo técnico alcançado entre os negociadores britânicos e europeus é “bastante razoável e satisfatório”.

O entendimento “consagra uma solução muito razoável para os direitos dos cidadãos, que era o ponto crítico para Portugal e para a União Europeia, dá tempo para negociarmos um acordo futuro suficientemente sólido e denso, resolve as questões dos compromissos financeiros do Reino Unido no espaço da UE, resolver as questões relativas às indicações geográficas de origem, esclarece a jurisdição do Tribunal Europeu de Justiça.”

Para o ministro português dos Negócios Estrangeiros, dentro do “facto negativo” que é o Brexit, o esboço de acordo “é a melhor solução possível”.

“Por isso, espero e confio que o Reino Unido, através dos seus procedimentos políticos internos, possa também dar o seu acordo ao texto a que os negociadores chegaram”, apela Santos Silva.

O ministro reforça que este é o “melhor entendimento possível”, apesar de considerar que “o Brexit é um facto negativo, que tem consequências negativas para todos, mais pronunciadas na nossa opinião para o Reino Unido, mas com efeitos negativos sobre todos os países europeus, entre os quais Portugal”.

O chefe da diplomacia portuguesa ressalva que Portugal e a União Europeia estão a preparar um plano de contingência em caso de não haver acordo.

“Sim, Portugal e a União Europeia, como tal. Nós mantemos a preparação do Brexit em todos os cenários. Estamos a trabalhar nisso quer ao nível europeu, coordenados com outros Estado-membros, quer a nível nacional, seja do lado da Administração Pública, do apoio às empresas ou da informação devida aos cidadãos”, sublinha.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+