Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brexit

Bruxelas: "Os dois lados esgotaram a margem de manobra"

15 nov, 2018 - 14:24

As autoridades europeias mostram-se aliviadas pelas negociações estarem a chegar ao fim, mas admitem que o acordo não é o melhor que podia ser alcançado.

A+ / A-

Os negociadores em Bruxelas apoiam o pré-acordo do Brexit por não haver melhor alternativa. A primeira-ministra britânica, Theresa May, defendeu esta quinta-feira o esboço de acordo técnico que permitirá ao Reino Unido sair da União Europeia (UE), mas as autoridades europeias não estão contentes com o documento.

Segundo a agência Reuters, fontes europeias defendem que, devido às exigências das duas partes nas negociações do acordo, não havia nada melhor que pudesse ser alcançado.

"Achamos que os dois lados esgotaram a margem de manobra dentro das respetivas possibilidades", disse uma fonte da UE à Reuters.

A UE e o Reino Unido acordaram que a saída do país da comunidade europeia será concluída a 29 de março de 2019, com ou sem acordo para tal. Theresa May já fez saber que, apesar de haver a possibilidade de esse prazo ser alargado, o seu Governo não tenciona manter o Reino Unido dentro da UE por mais tempo.

Até ao dia 25 de novembro, dia da cimeira extraordinária do Conselho Europeu para debater o acordo técnico alcançado, os dois lados têm de chegar a acordo quanto à duração da transição pós-Brexit, que permitirá uma saída mais "suave" do Reino Unido. Theresa May também fez saber que, no caso da fronteira terrestre entre a Irlanda do Norte (que faz parte do Reino Unido) e a Irlanda (dentro do espaço da UE), haverá "negociações futuras" para discutir isso.

O prazo de 25 de novembro é o ponto que falta no rascunho apresentado pelo Governo britânico e aprovado em Conselho de Ministros na quarta-feira. Isto porque vários ministros e membros do Governo demitiram-se na manhã desta quinta-feira devido ao pré-acordo e vários deputados prometeram que votariam para chumbar o documento no Parlamento britânico.

Segundo o acordo técnico de saída, pode haver apenas uma extensão do prazo da tansição. Dia 25 de novembro é o dia em que os líderes europeus vão votar o documento.

À Reuters, as fontes europeias disseram que qualquer extensão do período de transição teria de ser decidido mediante uma contribuição britânica apropriada para o Orçamento plurianual da UE, que corresponderia, na prática, à contínua pertença do Reino Unido na UE em termos de contribuições financeiras.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    15 nov, 2018 18:21
    A escumalha tuga que defende o Brexit devia ser obrigada a emigrar para o Reino Unido.

Destaques V+