Tempo
|
A+ / A-

​Açores. Depressão Carlos põe duas ilhas sob aviso vermelho

15 nov, 2018 - 14:16

São esperadas ondas de 11 metros nas Flores e no Corvo. Estado do tempo em Portugal Continental também vai ser afetado.

A+ / A-

A depressão Carlos aproxima-se do arquipélago dos Açores e levou já a meteorologia a avançar com o aviso vermelho para as ilhas das Flores e Corvo, devido a previsão de ondas até 11 metros.

Segundo Vanda Lopes, do Instituto Português de Meteorologia (IPMA) dos Açores, este aviso, o nível mais grave de uma escala de 4, vai vigorar amanhã, sexta-feira.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu já um alerta à população, a recomendar que sejam tomadas medidas de autoproteção.

As autoridades alertam a população para "evitar as zonas costeiras e impedir qualquer atividade lúdica relacionada com o mar. Na área da pesca, devem reforçar as armações das embarcações de pesca ou deslocar para um local seguro".

O presidente da Proteção Civil dos Açores, Carlos Neves, à Renascença avança que as autoridades ainda estão a averiguar a situação em relação ao funcionamento das escolas, mas adianta que "haverá o encerramento de algumas estradas junto à orla costeira, sobretudo, na parte norte e oeste das ilhas".

A depressão Carlos vai também alterar as condições meteorólicas no Continente.

Apesar dos efeitos serem apenas colaterais, prevê-se o regresso da chuva e do vento por vezes fortes a partir de sábado, explica a Maria João Frada, do IPMA.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+