Tempo
|
A+ / A-

​Papa Francisco e Papa emérito Bento XVI preocupados com a multiplicação de “novos direitos”

15 nov, 2018 - 12:20 • Aura Miguel

Cartas dos dois Papas foram lidas no arranque do Simpósio Internacional “Direitos fundamentais e conflitos entre direitos”.

A+ / A-

No arranque do Simpósio Internacional “Direitos fundamentais e conflitos entre direitos”, organizado pela Fundação Ratzinger-Bento XVI e pela Universidade Lumsa, em Roma, foram lidas esta quinta-feira de manhã duas cartas, respetivamente de Bento XVI e de Francisco.

Numa rara intervenção do Papa emérito, Bento XVI considera importante que se fale explicitamente da “multiplicação dos direitos” e do risco “da destruição da ideia de direito”.

Trata-se de “uma questão atual e fundamental para tutelar as bases da convivência da família humana”, escreve Ratzinger.

Por sua vez, o Papa Francisco recorda a proximidade dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem e como este documento deve “remover os muros de separação que dividem a família humana para favorecer o desenvolvimento humano integral”.

Está também preocupado com a interpretação de alguns direitos “que progressivamente se vai modificando ao ponto de incluir uma multiplicidade de novos direitos frequentemente contrapostos entre si”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+