Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Arábia Saudita quer pena de morte para cinco suspeitos do homicídio de Khashoggi

15 nov, 2018 - 12:18

Medida é descrita pelo "The Guardian" como tentativa de afastar suspeitas que pendem sobre o príncipe herdeiro do reino, Mohammed bin Salman.

A+ / A-

A procuradoria-geral da Arábia Saudita recomendou esta quinta-feira que cinco suspeitos do homicídio do jornalista Jamal Khashoggi sejam condenados à pena de morte, num aparente passo para proteger o poderoso príncipe herdeiro do reino, Mohammed bin Salman, que segundo a Turquia terá sido quem orquestrou a morte do repórter.

Numa rara conferência de imprensa em Riade, o procurador-geral do país, Saud al-Mojeb, explicou que os homicidas de Khashoggi deram início aos preparativos do homicídio a 29 de setembro, três dias antes de o jornalista ter sido morto no consulado da Arábia Saudita em Istambul. Aos jornalistas, a mesma fonte oficial garantiu que o príncipe herdeiro não está implicado no crime.

O anúncio surge depois de vária semanas de pressões internacionais após as autoridades sauditas terem apresentado diferentes versões para o que aconteceu até terem assumido que Khashoggi, crítico do reino sunita e colunista do jornal norte-americano "Washington Post", foi de facto morto dentro do consulado a 2 de outubro, quando se deslocou à representação diplomática para tratar de papelada para o seu casamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+