Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Oxford escolhe “tóxico” como palavra do ano

15 nov, 2018 - 10:30

O movimento #Metoo e as questões ambientais levaram à escolha da palavra "tóxico" como palavra do ano de 2018.

A+ / A-

A palavra "tóxico" foi escolhida como a palavra internacional do ano de 2018 pelos dicionários de Oxford.

Katherine Connor Martin, diretora de dicionários norte-americanos da empresa, disse ao "New York Times" que, apesar do aumento do interesse pala palavra no site, a palavra foi escolhida pela grande variedade de contextos em que passou a ser utilizada. Desde as questões ambientais aos discursos políticos, tendo impacto no movimento #MeToo, com o termo “masculinidade tóxica”.

Segundo Katherine Martin, a palavra do ano esteve perto de ser a expressão "masculinidade tóxica", mas o termo "tóxico" acabou por ser considerado o mais adequado. "Tantas coisas diferentes estão ligadas pela palavra", explica Katherine Connor Martin.

A palavra do ano de Oxford é escolhida para refletir “o espírito, o humor ou as preocupações” de um determinado ano, mas também para destacar que o inglês está sempre mudando.

A palavra vencedora do ano passado foi "juventude" e em 2016, foi "pós-verdade".
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+