Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Macron não responde a Trump. “Entre aliados, devemos respeito"

14 nov, 2018 - 22:21

Líder gaulês reafirma que “os Estados Unidos são nosso aliado histórico e continuará a ser". Trump deixou várias críticas a Macron.

A+ / A-

O Presidente francês recusou-se a responder às críticas do seu homólogo norte-americano, Donald Trump, optando por realçar os estreitos laços que unem os dois países.

“Entre os aliados, devemos respeito e o resto não me interessa ouvir (...). Os Estados Unidos são nosso aliado histórico e continuará a ser", disse o Presidente francês numa entrevista ao canal público francês TF1, realizada a bordo do porta-aviões "Charles de Gaulle", atracado em Toulon, no sul de França.

"Tudo isso não tem nenhuma importância. Não vou debater questões com o Presidente dos Estados Unidos através de 'tuites'", adiantou Emmanuel Macron numa alusão às duras críticas que Trump fez contra ele naquela rede social.

Antes de participar no domingo em Paris, França, nas celebrações do centenário do armistício da I Guerra Mundial, Trump manifestou-se contra o plano de criação de um exército europeu, ideia de Macron.

Donald Trump também criticou a baixa popularidade do chefe de Estado francês e supostos interesses comerciais deste país europeu.

"Ser aliado não é ser um vassalo. Para não o ser, não devemos ser dependentes deles", afirmou o Presidente francês, justificando a aposta em marcha de um exército europeu, que também conta com o apoio do Governo alemão.

Macron referiu que a França tem estado sempre ao lado dos Estados Unidos quando necessário, como nos ataques 'jihadistas' ao World Trade Center em Nova Iorque, em 2001, e vice-versa, como sucedeu com a contribuição norte-americana nas duas guerras mundiais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+