Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Na guerra de Trump contra os jornalistas, Fox News sai em defesa da CNN

14 nov, 2018 - 16:55

Presidente do canal de televisão conservador, normalmente alinhado com o Presidente norte-americano, anunciou que vai apoiar a estação rival em tribunal.

A+ / A-

O canal Fox News, conservador e que tendencialmente apoia a atual presidência norte-americana, anunciou esta quarta-feira que está ao lado da CNN no processo judicial que este último canal televisivo abriu contra a Casa Branca de Donald Trump, numa altura em que o líder dos Estados Unidos continua a classificar os jornalistas como "inimigos do povo".

Em causa está a retirada das credenciais de acesso à Casa Branca a Jim Acosta, um jornalista da CNN que se viu envolvido numa acesa discussão com o Presidente há uma semana, durante uma conferência de imprensa no rescaldo das eleições intercalares nos EUA.

Em comunicado, Jay Wallace, presidente da Fox News, diz que a estação televisiva por si dirigida apoia o canal rival "nos seus esforços legais para reaver a credencial de imprensa do seu correspondente na Casa Branca" e que, nesse sentido, vai apresentar um requerimento de apoio à causa judicial no tribunal onde o processo está a decorrer.

"As autorizações dos serviços secretos para jornalistas que trabalham na Casa Branca nunca deve ser usada como arma", sublinha Wallace. "Apesar de não defendermos o tom crescentemente antagónico quer do Presidente quer dos jornalistas em recentes conferências de imprensa, apoiamos a liberdade de imprensa e acesso [à Casa Branca] e debates livres em nome do povo americano."

Trump irrita-se com jornalista da CNN: “O senhor é malcriado e horrível”
Trump irrita-se com jornalista da CNN: “O senhor é malcriado e horrível”

O comunicado foi divulgado horas depois de a administração Trump ter defendido a sua decisão de retirar a credencial a Jim Acosta, dizendo que se reserva o direito "abrangente" de regular o acesso de jornalistas à Casa Branca.

Citado pela revista "Variety", um especialista em casos judiciais relacionados com a Primeira Emenda da Constituição, que garante o direito à liberdade de expressão nos EUA, defende que a CNN tomou a decisão certa em avançar com este processo em tribunal.

"Penso que têm muito pouco a perder com isto", defende Douglas E. Mirell, da sociedade de advogados Greenberg Glusker. "Do meu ponto de vista, este é de facto um processo judicial justificado que merece ser resolvido de forma apropriada, a menos que a Casa Branca determine que o custo de o enfrentar justifica que simplesmente devolva a credencial ao sr. Acosto."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui Dimas
    14 nov, 2018 Setúbal 20:12
    Trump é um asco e não passa dum bébé chorão. Basta ver esta foto que acompanha o artigo. Parece o puto que é dono da bola e que se não ganha o jogo vai para casa com a bola debaixo do braço. Quem o apoia é uma criancinha à espera dum papá, mas saíu-lhes o tiro pela culatra.
  • Laura
    14 nov, 2018 lisboa 18:56
    TRUMP tem demonstrado que tem um eleitorado eletivo e alimenta o confronto contra tudo e todos como forma de marcar a presença e dizer tudo que diz.Trump prefere a alimentação das esperanças dos seus eleitores do que outros quaisquere grupos .TRUMP é o mais solitário presidente e quanto mais empurrado mais ganha.Usa twiter falando diretamente aos americanos não deixando lugar aos comentadores e se estes tentam passar mensagem diferente reage em direto não deixando espaço para especulações.Os jornais com todas estas peripécies vao aumentando tiragens.

Destaques V+