Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa recebe imagem de Nossa Senhora da Nazaré

14 nov, 2018 - 16:49 • Ângela Roque

Uma delegação daquele local esteve em Roma e pediu a Francisco que ajude a apoiar a candidatura da devoção a património imaterial da humanidade.

A+ / A-

O Papa recebeu esta quarta-feira uma imagem de Nossa Senhora da Nazaré, oferecida por uma delegação da localidade portuguesa que quer candidatar aquele culto antigo a património imaterial da humanidade, da Unesco.

O contacto com o Papa foi breve, mas deixou o presidente da câmara muito satisfeito, e até comovido. Em declarações à Renascença, Walter Chicharro diz que foram “dois minutos de ouro” aqueles em que o grupo conseguiu falar com o Papa. “Foi uma emoção muito forte, uma felicidade imensa e o sentimento de dever cumprido”.

O autarca adianta que para além da imagem de Nossa Senhora da Nazaré, também entregaram a Francisco “uma carta onde lhe solicitamos o apoio na candidatura que iremos realizar e que está a ser construída para que este culto possa vir a ser património imaterial da humanidade”.

“Naquele minuto ou dois deu para perceber o encanto do Papa com a peça, com a imagem que lhe deixávamos e que abençoou juntamente com mais duas imagens, uma que ficará na paróquia da Nazaré, outra que ficará com câmara municipal”, referiu ainda o autarca.

Walter Chicharro não sabe se Francisco já conhecida o culto a Nossa Senhora da Nazaré, mas terá agora oportunidade de ficar a saber mais sobre esta devoção que nasceu em Portugal, mas já se espalhou por vários países. “Está nos quatro cantos do mundo. Foi provavelmente o culto religioso português com mais fiéis e com mais devotos antes do fenómeno de Fátima, é ainda hoje o culto com muita presença em várias paróquias portuguesas, pelo Brasil, pela Índia. Seguramente este também será um contributo importantíssimo para que esta candidatura tenha sucesso”.

A candidatura a património imaterial da humanidade da Unesco avançará em breve, garante Walter Chicharro, que não adianta, no entanto, uma data precisa. “Quando estiver preparada vamos enviar uma cópia ao Vaticano, e solicitar mais uma vez por escrito o apoio do Santo Padre”, adiantou ainda à Renascença.

A delegação que esteve esta quarta-feira no Vaticano integrou, para além do presidente da câmara da Nazaré, o presidente da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Nuno Batalha, o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, padre Paolo Lagatta e o coadjutor da paróquia da Nazaré, padre Salvatore Forte, entre outros membros da Paróquia de Nossa Senhora das Areias da Pederneira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Senhora da Nazaré
    15 nov, 2018 Capela da Memória 09:30
    Sim, assim será, se não Me proibirem de continuar a dar ali as Minhas mensagens, como Mãe de Bondade, aos Meus filhos de todo o Mundo.

Destaques V+