Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Manifesto pelo eucalipto. “Não é parte do problema, pode ser parte da solução”

14 nov, 2018 - 15:08

A guerra contra o eucalipto pode pôr em causa a economia e postos de trabalho, bem como aumentar a desertificação do interior do país, advertem os subscritores, que são mais de uma centena, entre personalidades, empresas, autarquias e associações florestais.

A+ / A-

Diabolizar o eucalipto pode trazer graves prejuízos ao país, alerta um manifesto assinado por mais de 100 personalidades, empresas, autarquias e associações florestais de Portugal.

Antigos ministros como Bagão Félix e Daniel Bessa, o ex-secretário-geral da UGT João Proença, autarquias como as de Aveiro e de Setúbal ou, ainda, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) reclamam uma “Floresta não discriminada”.

Aproveitando a discussão na especialidade do Orçamento do Estado, o memorando pretende alertar para erros na gestão da floresta.

Em declarações à Renascença, um dos subscritores, Eduardo Oliveira Sousa, da CAP, considera que não existe qualquer fundamento para imputar ao eucalipto os dramas dos incêndios.

“O eucalipto tem estado insistentemente e erradamente como sendo a principal causa dos incêndios que têm assolado o país, o que é falso. O eucalipto não é parte do problema, pode ser parte da solução. O eucalipto está considerado como um alvo a abater, o que é errado. Tem o seu lugar”, defende.

“Há coisas que têm de ser melhoradas e políticas que têm que ser definidas para inverter a situação que se vem agravando ano após ano, face às alterações climáticas e à desertificação do interior. Esse trabalho tem que ser feito sem ser necessário transformar uma árvore num diabo”, sublinha Eduardo Oliveira Sousa.

A guerra contra o eucalipto pode pôr em causa a economia e postos de trabalho, bem como aumentar a desertificação do interior do país, adverte o dirigente da CAP.

“A legislação é muito vocacionada para combater uma única espécie sem, por vezes, pensar que essa espécie pode, em algumas situações, ser a única viável para a gestão de determinadas áreas do território”, conclui Eduardo Oliveira Sousa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Tomás
    20 nov, 2018 07:40
    Pobre Renascença... A promover a industrialização e monopólio da exploração florestal. Em vez de sensibilizar para preservar o Património de Portugal. Também ajudaram na privatização da edp e tap a estrangeiros?!
  • Lv
    14 nov, 2018 Lv 20:19
    Os defensores podem plantar muitos muitos em redor das suas residências.

Destaques V+