Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo francês diz que Trump devia ter sido mais "decente"

14 nov, 2018 - 14:26

O Presidente dos Estados Unidos criticou a França e o seu homólogo francês, dizendo que, no tempo da Grande Guerra, Paris estava a começar a aprender alemão antes do apoio dos americanos chegar.

A+ / A-

O governo francês disse que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devia ter mostrado "decência básica".

A reação de Paris surge depois de Trump, numa série de publicações na rede social Twitter, ter atacado a França depois de ter chegado das comemorações do centenário do armistício da Primeira Guerra Mundial.

O porta-voz do governo de Emmanuel Macron, Benjamin Griveaux, criticou fortemente o Presidente norte-americano. A série de "tweets" foi publicada no aniversário dos ataques terroristas de Paris, que incluiram o atentado no Bataclan, que mataram 130 pessoas.

"Ontem [terça-feira] era 13 de novembro e estávamos a assinalar o homicídio de 130 das nossas pessoas. Portanto respondo em inglês: 'decência básica' teria sido mais apropriada", atirou Griveaux.

Os insultos de Donald Trump surgiram depois do encontro entre os dois Presidentes. Trump não reagiu bem aos comentários de Macron, que disse que a Europa tinha de se defender sozinha, escrevendo: "Eles estavam a começar a aprender alemão em Paris quando os Estados Unidos chegaram. Paguem pela NATO ou não!".

O Presidente dos EUA não aceitou também a posição de Macron sobre a ideia de nacionalismo. O francês repudiou o termo "nacionalismo", que considerou uma ameaça. Trump, que admitiu ser um "nacionalista" por defender os interesses americanos, não gostou do que achou ser uma indireta contra si.

"Já agora, não há país mais Nacionalista que a France, um povo muito orgulhoso e merecidamente!", afirmou Trump.

O líder dos Estados Unidos ainda criticou as exportações vinícolas francesas e a taxa de popularidade de Macron, tentando descredibiliza-lo. E fechou a série de "tweets" com a frase "MAKE FRANCE GREAT AGAIN", uma alusão ao seu slogan "Make America Great Again" (traduzido livremente para "Tornar a América Grande Novamente").

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ricardo
    14 nov, 2018 serpa 20:14
    Trump percebe tanto de História como eu de batatas. Nem vê que se comparou a Hitler.
  • Cicero
    14 nov, 2018 lisboa 18:36
    Trump disse o obvio que tanta incomoda pelos vistos a França ,a sua incapacidade de repelir os alemaes na grande guerra e estar a defender uma politica com Berlim em que se poe novamente debaixo do poder alemão.França não aprendeu a lição e continua a não conseguir liderar politica EU sem submissão a Alemanha.Foi um aviso para não se repetir embora de forma diferente dependência e conquista da França e não só pela Alemanha.Merkel tentou enfrentar TRUMP e vai demitir-se,Macron por este caminho vai perder prestigio e eleições.Franceses escravos dos alemaes?Ambos estão dependentes das trocas comerciais com EUA e TRUMP bate duro,usando todo o poder com fins bem definidos.Considerar a verdade como uma ofensa é uma arte que não leva a lado nenhum o que conta agora são os números económicos e mais uns pós.

Destaques V+