Tempo
|
A+ / A-

Primeiro dicionário de língua gestual portuguesa já está online e é gratuito

14 nov, 2018 - 12:15

O dicionário tem mais de 15 mil imagens para acompanhar 5 mil palavras em português e inclui vídeos explicativos.

A+ / A-

A Porto Editora disponibilizou, esta quinta-feira, o primeiro dicionário de língua gestual portuguesa de forma online e gratuita para assinalar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.

A versão online do dicionário está acompanhada de vídeos e imagens ilustrativas que, como indica Ana Bela Baltazar, tradutora de língua gestual portuguesa e autora do dicionário, permitem acabar com as limitações de interpretação que o papel impunha à comunidade surda.

O dicionário já existia em papel, mas deixava “sempre limitações para explicitar corretamente os gestos e o significado das palavras, porque é uma língua tridimensional”, explicou à Renascença Ana Bela Baltazar.

“Há população surda que tem dificuldade em interpretar o português escrito e que, quando consulta um dicionário de português, encontra algumas barreiras de comunicação. Com a imagem essa barreira seria ultrapassada”, adiantou.

São mais de 15 mil imagens presentes neste dicionário para acompanhar cinco mil palavras em português e contribuir para a inclusão da comunidade surda em Portugal, calculada em mais de 100 mil pessoas.

Para além da comunidade surda, o formato online do dicionário “permite às pessoas -- quer sejam curiosas, quer sejam estudiosas, familiares ou técnicos que trabalhem de perto com esta população -- aprender e desenvolver os seus conhecimentos”, sublinha a tradutora de língua gestual.

Ao disponibilizar o dicionário online de forma gratuita no site da Infopédia durante os três primeiros meses, a Porto Editora espera também dar a conhecer a ferramenta às associações e centros de apoio da comunidade surda em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    20 nov, 2018 Matosinhos 09:03
    E o manguito do Zé Povinho também lá está?...

Destaques V+