Tempo
|
A+ / A-

Agente da PSP despedido por roubar em supermercado

14 nov, 2018 - 11:40

Processo disciplinar foi instaurado em 2017, depois de queixa feita pela superfície comercial onde o crime foi cometido.

A+ / A-

Um agente da PSP de Viana do Castelo, com 33 anos de serviço, foi demitido das funções por ter roubado num supermercado na freguesia de Areosa, disse esta quarta-feira à Lusa fonte do Comando local.

De acordo com o aviso publicado em outubro, no Diário da República (DR), o ministro da Administração Interna aplicou ao agente a "pena disciplinar de demissão" na sequência de um processo instaurado em maio de 2017.

"Foi instaurado um processo disciplinar por furto em supermercado e foi decidida a sua demissão, tendo em conta que se trata de um crime incompatível com a condição policial", explicou à Lusa o segundo comandante da PSP de Viana do Castelo, Raul Curva.

O porta-voz do Comando de Viana do Castelo adiantou que aquele processo disciplinar resultou de "uma queixa apresentada pela superfície comercial" onde o agente foi apanhado a "furtar", tendo a "investigação policial então desencadeada recorrido ao sistema de videovigilância do supermercado para confirmar a identificação do agente".

"O processo em causa diz respeito a uma situação concreta, o que não quer dizer que não tivessem ocorrido outras", afirmou, quando questionado sobre a existência de outros casos praticados pelo mesmo agente.

Agente alvo de outros processos

Raul Curva adiantou que o agente em causa "já tinha sido alvo de mais processos disciplinares, de outro âmbito".

Questionado se o agente escondia os produtos furtados no supermercado, designadamente queijos e vinho, em forros falsos criados num casaco seu, o segundo comandante da PSP de Viana do Castelo escusou-se a confirmar por "ser informação que consta do processo de averiguações realizadas pela polícia".

Segundo a publicação em DR, a demissão foi decidida em julho de 2018, sendo que, "nessa altura, o agente em causa encontrava-se em Lisboa onde foi colocado, administrativamente".

Raul Curva adiantou que "nas últimas duas décadas não há registo de nenhuma demissão no Comando de Viana do Castelo".

Com 142 anos, assinalados em julho passado, o comando distrital da PSP, que integra as esquadras de Viana do Castelo e Ponte de Lima, dispõe de 186 agentes, incluindo os que trabalham na parte administrativa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis Ribeiro
    14 nov, 2018 Faro 20:39
    No comentário anterior, era sugerido que o ex-agente tivesse roubado um banco. Mas a sugestão não foi muito bem pensada porque se tivesse ocorrido essa tentativa de assalto, quem acabaria assaltado era o ex-agente, como acontece aos portugueses que são autenticamente sugados pela banca com pagamentos de comissoes absurdas, sem nexo e despropositadas cujo unico objectico é engordar, agora, os seus chorudos lucros.
  • Rui
    14 nov, 2018 Relvas 12:00
    Ó senhor agente, sinceramente, roubar num supermercado?? Isso é de gente pobre!! Deveria roubar um banco!! Ou melhor, deveria era roubar os portugueses todos, que é o que fazem os que estão no poleiro. Há com cada um, afinal o que é que andou a aprender na polícia?? Não sabia que roubar "à pobre" dá direito a cadeia?? Tem que roubar "à grande e à francesa"!!

Destaques V+