A+ / A-

Chegou o tipo de letra que ajuda a memória

14 nov, 2018 - 10:38

Tem problemas em memorizar o que estuda? Quer aprender uma nova língua? O "Sans Forgetica" pode ser útil.
A+ / A-

Em Melbourne, na Austrália, foi criado um tipo de letra a pensar nos estudantes e em todos aqueles que precisam de memorizar o que lêem. O "Sans Forgetica" foi criado por investigadores do Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT) para usar as capacidades cognitivas humanas e ajudar a memória.

O "Sans Forgetica" é de leitura difícil, devido às falhas nas letras e à sua inclinação à esquerda. No entanto, os investigadores dizem que a dificuldade é "por design". "A 'dificuldade desejada' que experiencia enquanto lê informação formatada em Sans Forgetica leva o seu cérebro a entrar num processamento mais profundo", é apontado no site criado para apresentar este tipo de letra.

Os investigadores garantem também que os tipos de letra sem serifas (pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras) são mais eficazes para memorizar, especialmente os menos legíveis.

Ao "Público", Jo Peryman, investigadora no RMIT, explica que estes tipos de letra, propositadamente mais difíceis de ler, fazem com que se "adicione uma obstrução ao processo de aprendizagem de modo a promover um processo de reconhecimento cognitivo mais profundo, o que resulta numa melhor retenção" das informações.

A investigadora diz ainda que “é a primeira vez que princípios específicos da psicologia foram combinados com princípios da teoria do design, de modo a criar um tipo de letra” com este propósito.

Os tipos de letra sem serifa mais usados são o "Arial", o "Calibri" e o "Helvetica". Pode descarregar o "Sans Forgetica" aqui. A nova fonte pode ser usada para apoiar o estudo ou para aprender línguas novas, servindo ainda para ajudar pessoas que enfrentam problemas na memorização de textos.

O "Sans Forgetica" está disponível para Windows e Mac e pode ainda ser utilizado como uma extensão no Google Chrome.

Se quiser aproveitar para ler o site da Renascença em "Sans Forgetica", basta instalar a extensão aqui, ativá-la no canto superior direito do Google Chrome e, ao selecionar a frase, a extensão transforma o que estava a ler em "Sans Forgetica".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • merdelim
    14 nov, 2018 13:33
    Obriga a ler mais e mais vezes. Isto chama-se 'marranço'.
  • Alexandre Santos
    14 nov, 2018 Lisboa 12:25
    Um site de notícias onde a escrita não é a melhor?? Sugiro as seguintes correções - "A 'dificuldade desejada' que experiencia (experiência está errado) enquanto lê informação formatada em Sans Forgetica leva o (ao está errado) seu cérebro a entrar num processamento mais profundo"... Cumprimentos e agradecimentos pela publicações, verdadeiramente interessantes.