Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Consumo trava economia. PIB desacelera para 2,1%

14 nov, 2018 - 09:42

Dados foram divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

A+ / A-
O crescimento da economia portuguesa desacelerou. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta quarta-feira, a economia cresceu, mas a um ritmo mais lento do que vinha a crescer.
De acordo com a estimativa rápida divulgada pelo INE, o crescimento do PIB foi de 2,1% em termos homólogos e de 0,3% em cadeia.

Nos três meses anteriores, ou seja, no segundo trimestre, a economia portuguesa tinha registado um crescimento de 0,5% em cadeia de 2,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

"A procura interna registou um contributo menos positivo, em resultado da desaceleração do consumo privado, uma vez que o Investimento apresentou um crescimento ligeiramente mais acentuado", lê-se na nota do INE.

O documento acrescenta ainda que "a procura externa líquida apresentou um contributo negativo idêntico ao observado nos dois trimestres anteriores".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+