Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal está no "top 5" dos passaportes mais poderosos do mundo

14 nov, 2018 - 09:50

Em primeiro lugar, está o Japão, o que permite aos seus cidadãos viajar para 190 países sem visto. No fim da tabela, estão o Afeganistão e o Iraque.

A+ / A-

Os portugueses estão no "top 5" dos povos com maior liberdade para voar no mundo. Segundo um novo relatório do Índice de Passaportes da Henley, publicado em outubro, Portugal partilha o quinto lugar da lista com os Estados Unidos, Reino Unido, Noruega Áustria, Luxemburgo e Holanda.

O poder do passaporte é medido tendo em conta os destinos que não pedem visto para os turistas entrarem no país, ou que pedem visto apenas à entrada. Portugal tem acesso a 186 destinos nestas condições.

O país com o passaporte mais poderoso é o Japão. Os japoneses podem viajar sem precisar de visto para 190 destinos, ultrapassando Singapura, com 189. O Japão garantiu o acesso livre a Myanmar no início do mês de outubro.

No terceiro lugar estão a Alemanha, a França e a Coreia do Sul, com 188 destinos que não querem visto ou só o podem na alfândega.

Entre os países que os portugueses ainda não podem visitar sem visto estão a Rússia, a China, a Índia, a Algéria ou a Líbia.

Os países cujos cidadãos têm mais dificuldades em viajar livremente são o Afeganistão e o Irão, que apenas garantem viagem sem precisar de visto para 30 outros países. Estão abaixo da Síria e da Somália (32) e do Paquistão (33).

A maior subida no Índice foi dos Emirados Árabes Unidos. O país, que é uma confederação de monarquias liderada pelo Dubai, subiu do 62.º lugar em 2006 para o 21.º lugar em 2018.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lourenco Sampaio
    14 nov, 2018 Lisboa 10:47
    Creio que os EAU são liderados pelo Emir de Abu Dhabi, Khalifa Bin Zayed Al Nahyan, sendo também a Capital dos Emirados. O Emir do Dubai é o Vice-Presidente, sendo este Emirado o mais populoso.

Destaques V+