Tempo
|
A+ / A-

Usa Nolotil para as dores? Infarmed aconselha cuidados no uso deste medicamento

14 nov, 2018 - 08:00

Recomendação surge após alerta da Autoridade para o Medicamento Espanhola na sequência da morte de 10 britânicos que compraram o medicamento no país.

A+ / A-

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) aconselha cuidados especiais no uso de medicamentos para as dores contendo metamizol, como o Nolotil, porque podem ter efeitos secundários graves.

Esta recomendação surge após um alerta da Autoridade para o Medicamento Espanhola para a utilização de medicamentos com metamizol, na sequência da morte de 10 britânicos que compraram o medicamento em Espanha.

Em outubro, esta entidade atualizou a ficha técnica do metamizol para alertar para o risco de efeitos adversos como a agranulocitose (doença aguda do sangue caracterizada pela falta ou acentuada redução de glóbulos brancos).

Em comunicado disponível hoje, o Infarmed indica que o metamizol é um medicamento utilizado para o tratamento da dor e febre há cerca de 40 anos. Em Portugal, os medicamentos comercializados contendo metamizol são o Nolotil, Dolocalma e Meramizol Cinfa.

O Nolotil está indicado na dor aguda e intensa, incluindo dor espasmódica e dor tumoral, e na febre alta, que não responde a outras terapêuticas antipiréticas.

"A utilização de medicamentos contendo esta substância [metamizol] pode causar uma reação adversa - a agranulocitose - que, apesar de grave, é muito rara", explica também o infarmed.

Minimizar riscos

Para minimizar os riscos associado à utilização de metamizol, o Infarmed recomenda que o seu uso deve ser restrito a um período temporal (máximo de sete dias) e a monitorização através dos valores do hemograma se for por mais tempo.

Os doentes a quem foi prescrito metamizol, salienta o Infarmed, não devem interromper o tratamento, mas sim consultar o médico caso surjam sintomas de discrasia sanguínea, tais como mal-estar geral, infeção, febre persistente, hematomas, hemorragias ou palidez.

Aos médicos prescritores e restantes profissionais de saúde, o Infarmed solicita especial atenção para a prevenção e/ou deteção precoce do aparecimento deste ou de outros efeitos indesejáveis.

"Estes medicamentos mantêm uma relação benefício-risco positiva, desde que, sejam cumpridas todas as condições, incluindo as indicações de uso do metamizol", é referido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel Joaquim
    23 ago, 2023 Portugal 14:38
    Boa tarde. Depois de tomar metamizil magnesio e tramadol para as dores provicadas por 3 vertebras fraturadas, apareceram-me na boca (bochechas) várias bolinhas brancas que se mantêm há 5 meses.O estomatologista diz parecer ser Mucocele a confirmar através de biopsia que ainda não fiz. Pergunto; Poderá estár ligado à toma dos dois medicamentos acima indicados?. Acho uma grande coincidência isto aparecer quando tomava estes medicamentos. Obrigada

Destaques V+