Tempo
|
A+ / A-

Câmara de Miranda do Corvo espera encontrar solução rápida para famílias de refugiados sírios

13 nov, 2018 - 13:00

Autarquia, entidade de acolhimento e Segurança Social vão reunir-se ainda esta terça-feira "para tentar encontrar uma solução”

A+ / A-

A autarquia de Miranda do Corvo espera ter, ainda esta terça-feira, uma solução para as três famílias de refugiados sírios que estão a viver no concelho sem acesso a água nem a eletricidade.

"Provavelmente, será realizada ainda hoje uma reunião entre a entidade de acolhimento, a Segurança Social e o município para tentar encontrar uma solução”, diz à Renascença o presidente da Câmara de Miranda do Corvo, Miguel Baptista.

O autarca reconhece que a situação é grave e que se trata de um “problema humanitário”.

As famílias estão sem água nem eletricidade em casa, depois do corte ordenado pela Fundação Assistência para o Desenvolvimento e Formação Profissional - a entidade que ficou responsável pelo acolhimento destas pessoas

Miguel Baptista diz não saber porque razão estas famílias ainda não conseguiram garantir autonomia financeira, mas adverte para as dificuldades que têm na procura de emprego.

Já a Plataforma de Apoio aos Refugiados diz que as instituições têm feito um grande esforço para apoiar os refugiados, mesmo depois do período de 18 meses estabelecido pelo programa de apoio.

O coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados, André Costa Jorge, garantiu à Renascença que “a maior parte das famílias consegue, ao final do período de acolhimento, entrar em processos de autonomização”.

Neste momento, 24 famílias das 31 que pertenciam ao programa encontram-se com autonomia financeira “com um ou dois membros do agregado familiar a trabalhar”, assegura o diretor da plataforma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • IDE
    14 nov, 2018 À 12:07
    RR É KGB!! SÓ PUBLICAIS OS COMENTÁRIOS QUE SÃO A FAVOR DA ESCUMALHA QUE VIVE NESTE PAÍS. Os refugiados que trabalhem como os outros se querem pagar as contas!! DITADURA ESTALINISTA QUE ESTÁ INSTALADA NESTE PAÍS!!
  • Lima
    13 nov, 2018 Urbe 20:45
    Acabei de ver na RTP a reportagem. Pergunta uma tradutora, também ela Sirita; "como é que vamos pagar as contas" A resposta é simples; pode pagar em dinheiro, cheque, MB, ou transferência bancária, com o dinheiro que receberem ao fim de um mês de trabalho! Também muitos portugueses fazem a mesma pergunta!

Destaques V+