Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Stan Lee, fundador da Marvel e criador de super-heróis

12 nov, 2018 - 18:55

O pai do Homem-Aranha revolucionou o universo da banda desenhada. Tinha 95 anos.

A+ / A-

Veja também:


Morreu Stan Lee, o co-fundador da Marvel e criador de personagens como Homem-Aranha, o Incrível Hulk ou os X-Men. A notícia foi avançada pela filha ao site TMZ.

O homem que revolucionou a banda desenhada tinha 95 anos.

De acordo com o TMZ, Stan Lee foi transportado de emergência esta segunda-feira de manhã da sua casa em Hollywood Hills, na Califórnia, para o hospital, onde acabou por falecer. A causa da morte ainda não é conhecida.

Natural de Nova Iorque, Stan Lee fundou a editora Marvel com o seu amigo Jack Kirby, em 1961.

Foi o início de uma carreira brilhante, marcada pela criação de super-heróis que começaram por fascinar gerações de jovens na banda-desenhada e depois na televisão e no cinema.

Entre as personagens saídas do lápis de Stan Lee, em colaboração com Jack Kirby e Steve Ditko, estão o Homem-Aranha, Hulk, Homem de Ferro, os mutantes X-Men, entre muitos outros.

Os super-heróis já faziam parte da vida dos norte-americanos antes de Stan Lee, com o lançamento do Super-Homem, em 1938, pela editora Detective Comics, que mais tarde se passou a chamar DC Comics, a grande rival da Marvel.

Stan Lee teve o mérito de acrescentar novas camadas de complexidade e humanidade aos super-heróis que ajudou a criar.

“Achei que seria divertido aprender um pouco sobre a vida particular deles, as suas personalidades e mostrar que eles são humanos além de super”, disse Stan Lee, em 2010.

As suas personagens tinham problemas amorosos e de dinheiro, como todas as pessoas, e até falhas de personalidade ou sentimentos de insegurança.

“Ele sentiu a obrigação com os fãs de continuar a criar. Ele amava a sua vida e ele amava o seu trabalho. A família amava-o e os fãs também. Ele é insubstituível”, diz a filha J.C. Lee, em declarações à agência Reuters.

Stan Leu era conhecido pela sua grande ligação aos fãs e por fazer "cameos", aparições em vários filmes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+