A+ / A-

Registadas 121 ocorrências devido ao mau tempo

10 nov, 2018 - 14:04

Temporal provoca queda de árvores e de estruturas, limpeza de vias, inundações e movimentações de terras. Porto foi o distrito mais afetado.
A+ / A-

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou desde as 00h00 deste sábado 121 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sendo o Porto o distrito mais afetado.

O adjunto de operações nacional da ANPC Manuel Cordeiro adiantou à agência Lusa que as 121 ocorrências foram registadas entre as 00h00 e as 12h30 e envolveram 363 operacionais e 155 veículos.

Segundo a ANPC, o distrito do Porto foi o mais afetado, com 33 ocorrências, seguido de Viseu (18) e Coimbra (16).

A maior parte das ocorrências está relacionada com queda de árvores e de estruturas, limpeza de vias, inundações e movimentações de terras, indicou o adjunto de operações nacional da Proteção Civil.

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um aviso amarelo, o terceiro menos grave numa escala de cinco, para 16 distritos de Portugal continental devido à previsão de chuva forte e agitação marítima no domingo.

De acordo com o IPMA, os distritos de Bragança, Viseu e Évora estão sob aviso amarelo entre as 9h00 e a meia-noite de domingo devido à previsão de períodos de chuva, persistente, por vezes forte.

Nos distritos da Guarda, Setúbal, Castelo Branco e Portalegre, o aviso vigora entre as 6h00 e as 21h00, no distrito de Santarém entre as 3h00 e as 21h00 e em Vila Real entre as 3h00 e as 9h00, adianta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera em comunicado.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga também estão sob aviso amarelo devido à previsão de forte agitação marítima, entre as 6h15 e as 12h00 de domingo, e de chuva persistente, por vezes forte, entre as 3h00 e 9h00 de domingo.

Também, a ANPC emitiu na sexta-feira um aviso à população devido às condições meteorológicas no norte e centro do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.