Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Cidadão informado é cidadão preparado”. Conselhos da Proteção Civil para o mau tempo

09 nov, 2018 - 16:11

O mau tempo chega esta tarde. Há sete distritos em estado especial de alerta amarelo.

A+ / A-

O Norte e o Centro do país vão ser afetados, a partir desta sexta-feira à tarde, por chuva persistente, e por vezes intensa, além de vento forte e agitação marítima nas zonas costeiras.

O cenário faz prever a ocorrência de cheias rápidas – sobretudo em meios urbanos – e a queda de árvores e estruturas provisórias.

A Proteção Civil deixa, por isso, conselhos.

Relativamente à precipitação:

  1. garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais
  2. os condutores devem adotar uma condução defensiva reduzindo a velocidade e ter especial atenção com a formação de lençóis de água nas vias.
  3. não atravessar zonas inundadas evita o arrastamento de pessoas e viaturas

Para o vento:

  • garantir uma adequada fixação de estruturas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas
  • ter especial cuidado na circulação e permanência junto a áreas arborizadas, estando atento à possibilidade de queda de ramos de árvores e de árvores, face ao vento forte.

Há sete distritos em estado especial de alerta amarelo da Proteção Civil: Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu e Vila Real. Este alerta estará em vigor, pelo menos, até às 14h00 de sábado.

Por causa da agitação marítima, há nesta altura oito barras do continente fechadas à navegação e outras três condicionadas a embarcações com menos de 35 metros. Todas no eixo Minho – Douro Litoral.

Nas bacias hidrográficas, há uma monotorização especial também em todo o Minho e Douro Litoral.

O mau tempo deverá prolongar-se até domingo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    09 nov, 2018 évora 21:24
    A Proteção Civil também preparou o terreno para este Inverno ou seja , limpou tudo o que pode prejudicar escoamentos de água , neve e retirou tudo o que possa cair pela ação do vento forte ? Para mais , deve acabar a Proteção Civil com simulacros mentirosos e descabidos , enganadores e suicidas . Pois em caso de sismo onde mais de 80 % das casas em Portugal não estão preparadas para sismos , mandarem as pessoas ficarem em casa debaixo de algo , só se for das casas pois irão cair todas em cimas das pessoas . Digam às pessoas para saírem das casas imediatamente mas calmamente e procurarem espaço livre na rua , se querem viver mais tempo .

Destaques V+