Tempo
|
A+ / A-

Pinto Balsemão lança "Bilderberg à portuguesa"

09 nov, 2018 - 13:49

Os "Encontros de Cascais" serão uma espécie de Clube de Bilderberg à portuguesa para debater estratégia com destacadas personalidades da sociedade civil.

A+ / A-

O ex-primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão vai lançar este mês os Encontros de Cascais, que serão uma espécie de Clube de Bilderberg à portuguesa para debater estratégia com destacadas personalidades da sociedade civil.

A notícia foi avançada pelo jornal "Público" e confirmada à agência Lusa por fonte próxima do ex-governante e fundador do grupo Impresa. O jornal "Expresso" vai ser organizador dos Encontros, disse à Lusa a mesma fonte.

Balsemão deixou em 2015 o Grupo de Bilderberg, que reúne destacadas figuras de áreas como a política e a economia a nível mundial, e decidiu lançar uma iniciativa semelhante em Portugal. O antigo 'patrão' da SIC e do Expresso pertenceu ao Grupo de Bilderberg durante 32 anos e, ao sair, deixou o seu lugar ao ex-primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso.

Para lançar a discussão nos Encontros de Cascais, Balsemão convidou um grupo de 11 fundadores que inclui as presidentes da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, e da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, os empresários Vasco de Mello, José de Mello, Paula Amorim. o presidente da câmara de Cascais, Carlos Carreiras, o filho e atual líder do grupo Impresa, Francisco Pedro, os presidentes-executivos do Novo Banco, António Ramalho, da Galp Energia, Carlos Gomes da Silva, e da AON, Pedro Penalva, e ainda António Lagartixo, da Deloitte Portugal e Angola.

De acordo com a fonte contactada pela Lusa, cada fundador poderá convidar quatro personalidades, o que permitirá alargar o grupo de reflexão a outras figuras da sociedade civil.

O objetivo é colocar as mais destacadas personalidades da sociedade civil a debater problemas e soluções nas áreas económica, financeira e social.

De acordo com a notícia do Público, confirmada também pela Lusa junto de fonte próxima de Pinto Balsemão, os detentores de cargos políticos ficarão, para já, fora destes encontros.

Os Encontros de Cascais terão regras semelhantes ao do Clube de Bilderberg, que herdou o nome de um hotel holandês. Nas conferências podem participar apenas o grupo e fundadores e os seus convidados e não há cobertura jornalística.

Os fundadores, que terão um mandato de três anos, renovável por um ano, irão propor e aprovar temas para debater nas reuniões anuais, bem como os quatro oradores e convidados das quatro sessões plenárias de cada encontro, acrescentou a mesma fonte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+