Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Paredes

“Ato selvagem”. Casa do Gaiato de Beire contesta retirada de utentes

08 nov, 2018 - 14:46

Em declarações à Renascença, o responsável pela instituição não aceita o argumento de falta de segurança na vigilância destes doentes.

A+ / A-

Um “ato selvagem”, “desumano” e “incompreensível”. É assim que o responsável pela Casa do Gaiato de Beire classifica a ação da Segurança Social, que na quarta-feira retirou, com caráter de urgência, metade dos utentes desta instituição em Paredes.

Das 48 pessoas que estavam na Casa do Gaiato de Beire, foram retiradas 22 pela Segurança Social sem a presença da polícia. Foi por isso que os restantes acabaram por ficar nas instalações da Casa do Gaiato, onde permanecem até ao momento.

Em declarações à Renascença, o padre Júlio Pereira, responsável pela instituição, não aceita o argumento de falta de segurança na vigilância destes doentes.

“Disseram: ‘senhor padre, não são cumpridos certos preceitos, por isso, nós vamos a partir deste momento proceder ao encerramento urgente desta casa e todos os doentes serão de imediato retirados’. A razão é a seguinte: ‘não existe vigilância suficiente quer de dia quer de noite’. E eu disse: desculpe, mas há uma pessoa assalariada que os acompanha todas as noites. Durante o dia, entreajudam-se e há voluntários, para lá de vários funcionários”, sublinha.

Segundo o padre Júlio Pereira, a justificação de falta de vigilância segura, não é válida e diz acreditar que a decisão já há algum tempo estava tomada, até porque os doentes já foram integrados noutras instituições.

Agora, a Casa do Gaito de Beire garante que vai recorrer à justiça caso a Segurança Social não volte atrás com a decisão e faça regressar todos os doentes retirados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+