Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Robot Sophia está de volta à Web Summit e trouxe o “namorado” Han

07 nov, 2018 - 15:46 • Cristina Nascimento

Direito à cidadania dos robots foi um dos temas discutidos por Sophia e Han.

A+ / A-

Foi uma das enchentes do dia. A plateia e bancadas do Altice Central ficaram cheias para ver e ouvir a robot Sophia. “Ela” regressou e trouxe o “namorado”: o robot Han.

Acompanhados pelo seu criador, Ben Goertzel, fundador da empresa Hanson Robotics, Sophia e Han foram dando mostras do que dizem, pensam ou fazem.

“É bom estar de volta” – foi a primeira frase de Sophia. Depois Ben Goertzel fez um exercício de reconhecimento de expressões faciais e respetivos sentimentos. “Como é que me estou a sentir, Sohia?”, questionou Ben. “Feliz”, respondeu.

Mais tarde a conversa tornou-se intelectual. Será que os robots vão ser, alguma vez, considerados cidadãos? Han diz que “é uma questão de tempo”.

O criador dos robots foi explicando que, desde 2017 – quando a Sophia esteve pela primeira vez na Web Summit – têm sido feitas várias melhorias ao nível da inteligência artificial dos robots.

Na hora da despedida, Ben pergunta a Sophia: “Queres dizer alguma coisa?” Uns segundos de pausa e surge a resposta: “Espero ver-vos novamente”, diz a robot.

Segue-se a pergunta a Han: “Algum pensamento ou sabedoria robótica para partilhar?” E a resposta: “Obrigado por me convidarem para o Web Summit. Espero rever-vos em breve”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    08 nov, 2018 Matosinhos 09:39
    Crise? Qual crise???!!!...
  • De mau a pior!
    08 nov, 2018 Setubal 08:53
    Se alguns jornalistas gostam de divertir as pessoas, então escolheram a profissão errada. Que o povo gosta de circo, já na época dos romanos se dizia isso, agora em relação aos media não se aceita isso! Este país tem um atraso civilizacional assustador!
  • Lucífer Rising
    08 nov, 2018 Barcarena 00:54
    "Inteligência Artificial" no Altice Arena. Só mesmo "BURROS" pagam para observar robots a ser falhanço total ! AHAHAH ! Preferia pagar o bilhete no cinema para ver o "Terminator" do que pagar no Altice Arena para assistir ao "WEB SUMMIT bullshit" !

Destaques V+