Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA. Trump perde Câmara dos Representantes, mas mantém Senado

07 nov, 2018 - 06:27

Não há a "onda azul" esperada pelos Democratas norte-americanos. Os resultados das eleições intercalares dão a vitória aos Democratas na Câmara dos Representantes, mas os Republicanos mantêm a maioria no Senado.

A+ / A-

Veja também:


Os republicanos vão manter o controlo do Senado por mais dois anos, um resultado que contraria as expetativas dos democratas de uma onda anti-Trump que lhes garantisse uma maioria.

Numa curta publicação na rede social Twitter, o Presidente considerou os primeiros resultados destas eleições como "um imenso sucesso", agradecendo a todos o apoio dado às candidaturas republicanas.

Já os democratas estão prestes a conquistar a maioria dos lugares na Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso), cujo controlo pertencia aos republicanos.

A líder democrata na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, assegurou que "amanhã será um novo dia" para o país.

Pelosi, que deverá ser a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA depois de oito anos nas mãos dos republicanos, destacou que a conquista dos democratas não deve ser vista pelo prisma das diferenças partidárias, mas como uma vitória "para conservar os valores constitucionais" dos Estados Unidos.

Vida mais difícil para Trump

A maioria na câmara baixa permitirá aos Democratas dificultar a vida política a Donald Trump, podendo, por exemplo, iniciar um processo de ‘impeachment’ (impugnação de mandato) por suspeitas de conluio com uma alegada ingerência russa nas eleições presidenciais e obstrução à justiça, ou criar obstáculos à agenda legislativa Republicana, em particular na área fiscal.

Porém, uma vez que os Republicanos mantiverem a maioria no Senado, a influência Democrata será sempre limitada e circunscrita a um debate político mais aceso.

Em algumas das eleições intercalares nos Estados Unidos está em jogo a real base de apoio do Partido Republicano do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, numa votação em que são escolhidos congressistas, senadores e governadores em 36 estados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Atento
    07 nov, 2018 Leça da Palmeira, Matosinhos 09:52
    ... e as esquerdas bem falantes a serem corridas do poder ... o 'maluquinho' do Trump a dizer como é ...

Destaques V+