Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guarda prisional morre em acidente durante formação de tiro

06 nov, 2018 - 14:00

Acidente deu-se na carreira de tiro do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira. A vítima é uma mulher de 30 anos.

A+ / A-

Uma guarda do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo morreu, esta terça-feira, ao ser atingida no peito, durante uma ação de formação integrada no plano anual de tiro, revelou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Segundo um comunicado da DGRSP, que “lamenta profundamente o ocorrido”, logo após o acidente de serviço com a arma de fogo, disparada por um dos formadores, o INEM foi acionado, tendo procedido no local a manobras de reanimação que não tiveram sucesso.

O óbito foi declarado no local onde decorria a formação, a carreira de tiro do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira.

A DGRSP informa que o acidente com a arma de fogo ocorreu cerca das 11h00 e que, de acordo com os trâmites legais. a GNR deslocou-se ao local e comunicou a ocorrência à Polícia Judiciária.

A nível interno, estão igualmente em curso diligências para apurar as causas do acidente, tendo sido ordenada a abertura de um inquérito a cargo do inspetor coordenador do Serviço de Auditoria e Inspeção (Norte) da GGRSP e que é magistrado do Ministério Público.

Fonte oficial do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse à Lusa que a vítima é uma guarda prisional na casa dos 30 anos.

A fonte precisou que o alerta de socorro foi dado pelas 11h06 e que, quando a equipa do INEM chegou ao local, a vítima “estava em paragem cardiorrespiratória”, tendo sido verificado o óbito às 12h28, após manobras de reanimação.

Ao local deslocou-se uma viatura médica de Penafiel e uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Solange
    10 nov, 2018 Lisboa 10:35
    Caro Filipe, acidentes acontecem! Tal como um condutor que passou no exame de código á primeira sem nenhuma questão errada, e no exame de condução sem qualquer erro, pode um vir a atropelar uma inocente criança que vai apanhar a bola na estrada... espero que não tenha nenhuma indigestão com o acidente de ser colocado um iogurte estragado numa parteleira do supermecado por um repositor de parteleiras. É fácil falar quando estamos de fora. Cumprimentos
  • Cláudia
    10 nov, 2018 Coimbra 02:32
    Sr. Filipe não desvalorize os repositores de supermercado, qualquer profissão é digna e necessária para o bom funcionamento da sociedade em geral. Há pessoas que caladas eram uns poetas extraordinários. Não quero clarificá lo sobre o assunto, não só porque era uma perda de tempo, como o Sr. não iria entender. Pelas suas palavras, deve julgar se a última bolacha do pacote!!! Ao contrário da maioria dos portugueses, o Sr trabalha por amor à camisola... Ou para aquecer!!! Não menospreze as Forças de Segurança. Um dia pode vir a precisar deles. O seu comentário é uma ofensa grosseira a todos os elementos das Forças de Segurança que morrem em serviço, principalmente para com a Guarda Prisional que faleceu recentemente.
  • Nuno
    09 nov, 2018 Lisboa 13:45
    Caro Filipe, pois fique sabendo que ser repositor num supermercado é tão importante como outra profissão qualquer! Já no seu caso a falar assim...deve ser um parasita da sociedade!
  • Helder
    09 nov, 2018 Amarante 13:19
    Caro Filipe, com todo o respeito, se isto fosse fácil, estavam cá pessoas como o senhor, e ainda bem que nao estão, um obrigado e até uma próxima
  • Júlio
    08 nov, 2018 Lisboa 23:21
    Caro Filipe, pelo know-how demonstrado no comentário, já vi que também repõe prateleiras num supermecado. Quando não se sabe do que se fala mais vale estar..., podia tentar explicar que está a falar de profissionais que muito dão ao país, muitas vezes com sacrifícios pessoais e familiares, para que o senhor possa dormir mais descansado. mas penso que estaria a falar para o tecto.
  • Filipe
    06 nov, 2018 évora 18:29
    As desculpas dadas por um sindicato de Guardas Prisionais , demonstram realmente que 80 a 90 % dos meios humanos existentes nas forças de segurança em Portugal , só lá estão por um ordenado ao fim do mês , caso estariam num Supermercado a repor prateleiras . Não existe vocação quanto mais respeito por normas de segurança . Morreu , tal como morreu ou morreram militares em recruta . Apurem os responsáveis agora , as armas não disparam sozinhas diretamente ao peito . Até hoje um Escuteiro pratica melhor o tiro com pressão de ar ou carabina .22 do que qualquer força de segurança , é preciso também vocação , não basta um curso e atirar duas vezes por ano , uma vergonha Nacional , mais uma a juntar a centenas .

Destaques V+