Tempo
|
A+ / A-

Visitar o Castelo de S. Jorge e Padrão dos Descobrimentos vai ser mais caro

06 nov, 2018 - 07:06

Aumento no preço dos bilhetes deverá ser sentido a partir de janeiro de 2019.

A+ / A-

As entradas no Castelo de São Jorge e no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, vão ficar mais caras, aponta uma versão preliminar dos instrumentos de gestão provisional da EGEAC, empresa que gere estes equipamentos.

“Tendo efetuado uma análise comparativa (em Portugal e no estrangeiro) aos valores de ingressos em monumentos de importância similar e concluído que os valores praticados pela EGEAC são inferiores à média, em 2019 pretendemos também ajustar os preços dos bilhetes de entrada no Castelo de São Jorge (de 8,5 euros para 10 euros) e no Padrão dos Descobrimentos (de 5 euros para 6 euros)”, refere o documento, ao qual a agência Lusa teve acesso.

De acordo com informação da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural - EGEAC, o aumento no preço dos bilhetes vai ser sentido “a partir de janeiro de 2019”.

Os residentes em Portugal poderão visitar monumentos e museus gratuitamente aos domingos e feriados, até às 14h00 e “os residentes em Lisboa menores de 18 anos e maiores de 65 anos estão isentos, assim como desempregados”.

Quanto a descontos mais generalizados, em que se incluem os visitantes que não habitam na capital, é apontado que “as crianças até aos 12 anos estão isentas em todos os monumentos e museus da EGEAC, os jovens até aos 18 anos terão 50% de desconto, os maiores de 65 anos, assim como as pessoas com necessidades especiais, 15% de desconto”.

A empresa adiantou também que não estão previstas alterações ao tarifário de outros equipamentos.

Um dos objetivos da empresa municipal é incrementar “a organização de visitas guiadas para público cego e público surdo”, bem como disponibilizar “visitas guiadas em inglês, tanto no que respeita à visita guiada ao monumento como na visita às exposições patentes”.

Os instrumentos, que foram apreciados pela Câmara de Lisboa e serão agora discutidos em Assembleia Municipal, estimam que o Castelo de São Jorge receba cerca de dois milhões e 40 mil visitantes este ano, número que deverá crescer para mais 50 mil em 2019. Já o Padrão dos Descobrimentos, em Belém, deverá ser visitado por mais de 295 mil pessoas este ano e 359 mil em 2019.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+