Tempo
|
A+ / A-

Desmantelada rede de tráfico de pessoas que operava em Espanha

02 nov, 2018 - 18:42

Foram detidos cinco suspeitos, quatro portugueses em Espanha e um quinto elemento, em Portugal. As vítimas eram, sobretudo, pessoas que se encontravam a fazer trabalhos agrícolas em Navarra e La Rioja, em condições precárias.

A+ / A-

Cinco pessoas foram detidas no âmbito de uma operação da Polícia Judiciária (PJ) que levou ao desmantelamento de uma rede de tráfico de pessoas que operava em Espanha.

Esta sexta-feira, foram detidos em Espanha quatro cidadãos portugueses e, posteriormente, foi anunciada a detenção de um quinto suspeito em Portugal a juntar aos detidos pela Guarda Civil espanhola.

Em comunicado, a PJ refere que, no âmbito da Operação Lusar, cujas diligências decorreram a 16 de outubro, foi desmantelada uma associação criminosa que, nos últimos anos, traficou pessoas para exploração laboral.

As detenções foram realizadas após a Guarda Civil e a PJ terem realizado buscas nas zonas de Sabugal, Belmonte, Covilhã e Santa Comba Dão, e, em Espanha, na zona de Segóvia.

Os quatro detidos em território espanhol, depois de serem presentes em tribunal, aguardam extradição para Portugal, enquanto o detido em Portugal está em prisão domiciliária com pulseira eletrónica.

A Guarda Civil espanhola já tinha indicado, em comunicado, que tinham sido identificadas cerca de 30 vítimas de origem portuguesa, entre elas uma menor de 16 anos.

Eram sobretudo pessoas que se encontravam a fazer trabalhos agrícolas em Navarra e La Rioja, que estavam em condições precárias e, durante a investigação, tinham sido detidos quatro portugueses em Espanha.

A nota da PJ adianta que a organização criminosa atuava junto das vítimas em Portugal, “a maior parte na zona centro, aliciando-as para atrativos trabalhos agrícolas em território espanhol”.

A PJ define a maioria das vítimas como “pessoas especialmente vulneráveis” devido à sua condição social e psicológica (pessoas sem referências familiares, sem trabalho e com comportamentos aditivos).

“As vítimas eram transportadas para os locais de trabalho, em Espanha, onde não tinham descanso adequado, não recebiam qualquer remuneração, sendo ainda sujeitas a uma alimentação e condições desumanas, ali permanecendo à mercê daquela organização criminosa, que recebia elevados proventos pelos trabalhos", acrescenta a PJ.

Durante a operação foram encontrados e apreendidos duas caçadeiras, munições, objetos vários e documentos correlacionados com os crimes praticados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+