Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Visto de Fora

Os portugueses não vivem melhor

02 nov, 2018 - 11:40

No Visto de Fora desta semana, Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez comentam o endividamento das famílias, o anúncio da saída de Merkel e a questão da mudança da hora.

A+ / A-
Visto de Fora - O país visto por dois jornalistas estrangeiros a viver em Portugal - 02/11/2018

Numa semana em que se soube que subiu o endividamento das famílias, Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici concluem que os portugueses não vivem melhor.

"Eu não vejo as pessoas contentes na rua. As pessoas estão a consumir mais, estão a endividar-se mais, mas o dinheiro não chega", afirma a jornalista espanhola.

"O que achei mais interessante é ver que metade das pessoas que pediram ajuda é de um agregado familiar onde há apenas um elemento", aponta Olivier Bonamici. O jornalista francês destaca a "uma nova tendência": "uma vida mais complicada para as pessoas que vivem sozinhas".

Com o caso de Tancos ainda em aberto, a correspondente espanhola revela que Espanha vai vender a Portugal 60 milhões de euros em material militar.

Adeus de Merkel é "momento histórico"

No plano europeu, debate-se o anúncio da saída de Angela Merkel da liderança da CDU, já em dezembro, e a retirada da vida política no final do mandato como chanceller alemã. "O que é surpreendente é ver um político que anuncia a retirada para daqui a dois anos. Eu acho que ela vai sair antes, não vai aguentar até lá, porque há demasiada pressão", diz Olivier Bonamici.

"Estamos perante um momento histórico, estávamos muito habituados a Merkel", considera Begoña Iñiguez, apontando que a chanceller alemã tem sido "o rosto da Alemanha e da Europa" nos últimos anos.

Outros dos temas em destaque na semana europeia foi a polémica sobre a mudança da hora. O tema tem também sido amplamente debatido em Espanha e França. "Temos este debate desde sempre", diz a jornalista espanhola.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Cardoso
    02 nov, 2018 Batalha 18:35
    Eu já sou famoso in Spain und in France?

Destaques V+