Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Egipto. Advogados e ativistas detidos

01 nov, 2018 - 20:56

O alerta é da Amnistia Internacional.

A+ / A-

A Amnistia Internacional diz que as autoridades egípcias prenderam 19 ativistas e advogados de defesa dos direitos humanos, incluindo oito mulheres, como forma de repressão da sociedade civil.

A organização não-governamental, com sede em Londres, acrescenta no comunicado que as prisões foram feitas em rusgas domiciliares que começaram de madrugada.

O documento diz ainda que os detidos incluem o advogado de direitos humanos Hoda Abdel-Monaim, de 60 anos.

A Amnistia Internacional afirma que a mais recente onda de detenções "aterradoras" demonstra a implacável determinação das autoridades egípcias de "esmagar todo o ativismo e desmantelar o movimento de direitos humanos no país".

O Egipto prendeu, desde 2013, milhares de apoiantes do Presidente islamita Mohammed Morsi deposto pelos militares, juntamente com muitos dos ativistas que estiveram por trás do levantamento popular de 2011.

O governo diz que a sua prioridade é a segurança e a recuperação da economia do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+