Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portagens nas autoestradas devem aumentar perto de 1%

31 out, 2018 - 11:04

Estimativa para 2019 foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística.

A+ / A-

Os preços das portagens nas autoestradas devem aumentar perto de 1% em janeiro de 2019, tendo em conta a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A fórmula que estabelece a forma como é calculado o aumento do preço das portagens em cada ano está prevista no decreto-lei n.º 294/97 e estabelece que a variação a praticar em cada ano tem como referência a taxa de inflação homóloga sem habitação no Continente conhecida até dia 15 de novembro, data em que os concessionários devem comunicar ao Governo as suas propostas de preços.

Na estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor (IPC) divulgada, o INE avança que a taxa de inflação homóloga, excluindo habitação, no Continente terá sido de 0,98% em outubro, o que deverá ter como consequência a subida, em igual percentagem, dos preços das portagens no próximo ano.

Em 2018, as portagens nas autoestradas aumentaram 1,42%, depois de uma subida de 0,84% em 2017 e de 0,62% em 2016.

A legislação atualmente em vigor define também que a atualização das taxas de portagens deve ser feita em valores múltiplos de cinco cêntimos, o que implica o arredondamento das taxas de portagem para o múltiplo de cinco cêntimos mais próximo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    31 out, 2018 Trofa 15:45
    só fazia sentido aumentar as portagens se tivessem um bom serviço, o serviço é fraco as melhorias nas autoestradas nada e ainda por cima as autoestradas foram feitas a fundo perdido, porque que devemos pagar? Tem o tunel em aguas santas fechado, por jogadas de bastidores, alguém esta a ganhar com isto...

Destaques V+