Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Agência do Ambiente quer demolir centenas de casas na costa entre Caminha e Espinho

31 out, 2018 - 07:50

Novo plano da orla costeira prevê o derrube em 14 zonas habitacionais. Da lista consta o Edifício Transparente, no Porto.

A+ / A-

O novo Programa para a Orla Costeira da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) prevê a demolição de 34 edifícios e centenas de casas junto ao mar entre Caminha e Espinho.

De acordo com o "Jornal de Notícias", que teve acesso ao plano, em causa está a retirada progressiva de edifícios em risco ou construídos ilegalmente em cima das dunas nas praias da Amorosa, Pedra Alta (Viana do Castelo), Pedrinhas, Cedovém, Suave Mar, Ofir Sul (Esposende), Aver-o-Mar (Póvoa de Varzim) Congreira, Mindelo, Pucinho (Vila do Conde), Marreco (Matrosinhos), Madalena, Valadares (Gaia) e Paramos (Espinho).

O plano passa por remover a ocupação urbana da linha da costa, em particular a função habitacional, demolindo e desmoralizando construções para terrenos no interior. Estão previstos derrubes em 14 núcleos habitacionais de Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Espinho.

Da lista consta o Edifício Transparente, no Porto, construído durante a Capital Europeia da Cultura, que custou 7,5 milhões de euros.

Esta proposta da Agência do Ambiente para a zona costeira entre Caminha e Espinho limita, e nalgumas zonas proíbe, a construção de habitações frente ao mar. Quem já tem projetos licenciados poderá concretizá-los, desde que se comprove que há condições de segurança.

Segundo o JN, a proposta determina que sejam traçados planos de retirada e calculados os custos permitindo a deslocação faseada, “quando os custos se tornarem excessivos ou surjam casos pontuais de oportunidade nessa localização”.

Apesar de vários municípios terem dado parecer negativo, a proposta de revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira entre Caminha e Espinho estará em consulta pública a partir da próxima semana e durante 30 dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Gilda Filipe Lopes
    01 nov, 2018 Arrentela Seixal 11:11
    Bom dia! A vossa informação é a melhor para mim. Continuem assim, porque estão no bom caminho. Muito obrigada.
  • ZÉZE
    31 out, 2018 lx 12:28
    Aposto que os amigos do PS não são visados.

Destaques V+