A+ / A-

Domingos Soares de Oliveira: "Benfica será um dos dez melhores clubes europeus daqui a 15 anos"

30 out, 2018 - 12:45

Na celebração dos 15 anos de presidência de Luís Filipe Vieira, o vice-presidente encarnado confia, também, que é possível alcançar o sonho da conquista da Liga dos Campeões.
A+ / A-

Domingos Soares de Oliveira confia que o Benfica será um dos dez melhores clubes da Europa daqui a 15 anos. O vice-presidente encarnado acredita que o sonho de conquistar a Liga dos Campeões é possível, desde que o clube ganhe a capacidade de reter os melhores jogadores.

"A qualidade das pessoas que temos, das infraestruturas, do pensamento estratégico, dos nossos técnicos faz-me pensar que o Benfica será, não sei se o melhor, mas será garantidamente um dos dez melhores clubes europeus daqui a 15 anos", declara Soares de Oliveira, em entrevista à BTV, em celebração dos 15 anos de presidência de Luís Filipe Vieira.

Para isso, é importante que o Benfica tenha presença assídua na Liga dos Campeões, algo que, esta época, podia não ter acontecido. Soares de Oliveira garante que "não se fez nenhuma loucura do ponto de vista do investimento", esta temporada, mesmo sabendo que "o retorno entre estar na Champions ou não era mais de 40 milhões de euros". Seria ainda mais complicado "gastar muito e não conseguir lá chegar".

"Tentamos que o emocional não passe a porta do escritório. Agora, há alturas em que isso é muito difícil e, no final do dia, quando a bola bate na trave, pode ser um problema para todos. Tentamos criar condições para que ela bata o menos possível na trave", explica o dirigente.

O sonho do presidente

Um dos maiores sonhos de Luís Filipe Vieira é levar o Benfica à conquista da Liga dos Campeões. Domingos Soares de Oliveira é um pouco mais cauteloso, contudo, acredita que é possível lá chegar:

"Eu olho para quartos-de-final [da Champions] para a frente e são sempre clubes extremamente ricos, com muito mais poder económico que o Benfica. Esta é a parte da equação que nos leva sempre a ser um bocadinho cautelosos relativamente a essa ambição do presidente".

"Agora, vamos ver a equação contrária. A qualidade dos jogadores que já passaram pelo Benfica e que hoje continuam a ter sucesso em grandes clubes e que podem chegar ou já chegaram a finais da Champions ou a finais da Liga Europa. Eles passaram por esta casa. Podia citar aqui dez, 15 que estão ao mais alto nível. Portanto, se no futuro tivermos a capacidade de reter esse talento, com jogadores formados dentro do Benfica e mais um ou outro que não seja, acho que podemos ter condições para ambicionar esse sonho", atesta o "vice" das águias.

Soares de Oliveira explica que o maior desafio é, precisamente, convencer os jogadores a ficar no Benfica. "É difícil ficarem aqui só pelo benfiquismo", justifica. A era das vendas de jogadores, para "equilibrar as contas", já passou. Resta obter capacidade de retenção de talentos.

"Hoje, as nossas contas equilibram-se sem essa venda dos jogadores, que tem servido pontualmente para acrescentar mais um pouco de valor aos nossos resultados e reconstruir os capitais próprios, o que temos feito. O facto de cada vez necessitarmos menos de vender os jogadores significa que temos mais capacidade de os reter e que tenhamos a capacidade de lhes pagar, talvez não tudo aquilo que eles poderão receber lá fora, mas que a diferença não seja assim tão grande", completa o dirigente.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    30 out, 2018 Moura 17:07
    A "ganhar" jogos desta maneira na Europa ? Este Senhor deve ter sonhado esta noite com isso com certeza.
  • Tiago Silva
    30 out, 2018 Mirandela 14:23
    Aí está a maquina propagandista do Benfica a funcionar! Sempre no seu melhor, sempre à grande.
  • Americo
    30 out, 2018 Leiria 13:51
    Se houver justiça, o Benfica será um dos dez melhores clubes da Europa daqui a 15 anos, que militam na segunda divisão...........
  • Juíz Vermelho
    30 out, 2018 Catedral da Luz 13:07
    Estamos fartos de ouvir essa treta. Sempre que as coisas não correm bem, acenam com a cenoura do "... daqui a X anos...", Só que passam esses X anos e estamos iguais ou pior. As coisas podem melhorar sim, mas é com outra política desportiva o que implica a queda de Luís Filipe Vieira e o afastamento de Lagartões e Tripeiros que inquinam a estrutura.