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Novos autocarros da STCP não passam nos viadutos do Porto

30 out, 2018 - 11:06

Neste momento, há 27 autocarros novos a circular, mas foram encomendadas 173 viaturas. "Quantas mais viaturas houver, mais difícil é enquadrar as cinco carreiras onde esses carros não podem circular", avisa dirigente sindical.

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Os novos autocarros a gás que estão a renovar a frota da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) têm altura a mais para conseguirem passar sob alguns viadutos do Grande Porto.

Para tentar resolver a situação, algumas carreiras dos novos autocarros a gás estão a ser asseguradas pelos autocarros antigos, uma vez que “há certos circuitos de carreira onde os novos autocarros não podem circular, porque há viadutos onde o carro não consegue passar por baixo”, diz à Renascença Eduardo Ribeiro, motorista e dirigente do Sindicado dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte.

O sindicalista acrescenta que a situação se vai agravar "à medida que os novos autocarros forem entrando em circulação". Neste momento, são apenas 27 viaturas, mas foram encomendadas 173.

“A frota está a ser renovada. Quantas mais viaturas houver, mais difícil é enquadrar as cinco carreiras onde esses carros não podem circular”, afirma.

Para evitar acidentes, foram colocados autocolantes nas cabinas dos novos autocarros para que os motoristas não se esqueçam dos locais por onde não devem passar.

“Tem lá um autocolante a informar os mais distraídos de que essas viaturas não podem circular nas linhas”, comenta Eduardo Ribeiro.

A Renascença está a tentar ouvir as explicações da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

O “Jornal de Notícias” adianta que estes autocarros foram escolhidos por uma questão de preço, uma vez que o modelo com degraus na parte traseira tem um custo mais baixo.

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  • Mário João Castro
    31 out, 2018 São Mamede de Infesta 11:52
    Desde muito jovem acompanhei a evolução do então Serviço de Transportes Coletivos do Porto. No final dos anos 60 havia ao serviço 190 viaturas de dois pisos entre 10 AEC ( 201/210) 10 Leyland 1ª série ( 211/220 ) 30 Leyland 2 ª série ( 221/250) e 90 Leyland 3ª série (251/340) e os saudosos 50 Troleicarros Lancia de 2 pisos com 2 portas e 2 escadas interiores ( 101 / 150). Com a modernice de levar gente como porcos, foram-se trocando a segurança dos dois pisos pelos caixotinhos de 1 piso, chegaram os Volvo Laranja e tudo começou a mudar. Não me consta que houvesse problemas com viadutos havia e sempre houve problemas com gestão de frota, comprando viaturas de acordo com interesses, pois os anos 90 foram desastrosos para a STCP destruindo 126 troleicarros trocados por autocarros a gas naturalmente poluidores, menos claro que os diesel mas nada verdes como se quer induzir hoje em dia. Os novos 15 E-Bus (1301/1315) poderão ajudar a solucionar parte do problema porque não possuem a enorme "banheira" no teto da viatura mas a autonomia é muito pouca ( 150 KM ) obrigando a uma gestão muito rigorosa desta frota. Os modernos e excelentes 15 DD da MAN ( 2951/2965) são um fenómeno fantástico de adaptação a uma cidade pensada para o carro. Passam debaixo do viaduto de Ermesinde quando a sinalética proíbe viaturas com mais de 4 metros e eles com 4,06 passam ali sem problemas, na carreira 701 com destino à Codiceira! Gerir autocarros sem pensar nos itinerários e o resultado está bem à vista
  • Joao Mendes
    30 out, 2018 Aveiro 17:29
    Novos autocarros da STCP não passam nos viadutos do Porto quem faz estas aquisições ..fazem pela net sem verem o que do nariz compram à frente do nariz.....E agora qual será a solução para este problema ...colocam rodas mais pequenas no autocarro ou vão "elevar" os viadutos Este problema merecia atençao das tvs mas não é "coisas sobre benfica" e por isso ninguém fala ,,na CMTV como não há sangue ou mortes tambem não falam e a Laranjo não investiga
  • Joao Almeida
    30 out, 2018 Aveiro 16:52
    Novos autocarros da STCP não passam nos viadutos do Porto quem faz estas aquisições ..fazem pela net sem verem o que do nariz compram à frente do nariz.....E agora qual será a solução para este problema ...colocam rodas mais pequenas no autocarro ou vão "elevar" os viadutos

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