Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2019. "Portugal está melhor, por isso os portugueses estão melhor", diz Centeno

29 out, 2018 - 15:38

O ministra das Finanças abriu o debate do Orçamento do Estado (OE) para 2019 reafirmando que o défice orçamental de 2019 vai ser de 0,2%.

A+ / A-

O ministro das Finanças, Mário Centeno, reafirmou, esta segunda-feira, no parlamento, que o défice orçamental de 2019 vai ser de 0,2%, o valor "mais equilibrado de que há memória".

Centeno aproveitou, assim, a abertura de debate do Orçamento do Estado (OE) para 2019 para responder às reservas levantadas pela Unidade Técnica da Apoio Orçamental (UTAO).

"Portugal está melhor, por isso os portugueses estão melhor", declarou Centeno, noutra passagem da sua intervenção, sublinhando que "o país cresceu em todos os trimestres desde 2015" e que esta "é a primeira vez que isso acontece neste século”.

Apontando para um crescimento de 2,2% sustentado no aumento do PIB e nas exportações, o miniastro das Finanças notou que "o consumo também faz parte do crescimento das economias e gera bem-estar nas famílias".

No plano fiscal, Centeno aludiu a garantiu que um “enorme alívio fiscal”, já que os portugueses, em 2019, vão pagar menos IRS. O ministro fez o comparativo com os valores do início da atual legislatura: "Os portugueses vão pagar menos mil milhões de euros em IRS do que pagariam em 2015."

O ministro das Finanças anunciou, ainda, um "reforço histórico de 585 milhões" nas verbas para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), proclamando: "Estamos absolutamente comprometidos com o SNS."

A votação final global da proposta de OE para 2019 está agendada para de hoje a um mês, 29 de Novembro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • antónio
    29 out, 2018 Lisboa 17:35
    Qualquer português podia ter sido o ministro! O turismo e o consumo ajudavam. Diferentes seriam deste Centeno que em vez de aceitar a crítica e sujeitar-se à análise das contas do OE, ataca as Instituições. Afinal não somos centeno....É por estas e por outras que os trumpes e os bolsonaros chegam ao poder. As Instituições são para respeitar...doa a quem doer. Sr Centeno se tudo foi tão bom...porquê tanta cativação? Vai responder como os socialistas fazem....todos no passado fizeram...está na hora da mudança!!!! Tenham respeito e não estraguem a democracia......

Destaques V+