Tempo
|
A+ / A-

Vitória de Bolsonaro. Francisco Assis diz que Brasil elegeu "figura sinistra"

29 out, 2018 - 09:10

"É um dos dias mais tristes da minha vida política", reconhece o eurodeputado socialista, que antevê uma "fase negra" na política brasileira.

A+ / A-

As sondagens acertaram e os brasileiros elegeram mesmo Jair Bolsonaro como Presidente, com uma margem de cerca de 10 pontos percentuais para o seu opositor, Fernando Haddad.

O eurodeputado socialista Francisco Assis testemunhou tudo isto de perto. O comentador da Renascença foi ao Brasil participar na reta final da campanha de Haddad e admite ter vivido um dos piores dias da sua vida política.

“Devo dizer-lhe que é dos dias mais tristes da minha vida política, não porque tenha qualquer relação direta, não sou brasileiro, mas porque assisti aqui ao vivo à eleição, à coroação democrática de uma figura sinistra que ao longo da vida sempre propalou valores anti-liberais, anti-democráticos, anti-humanistas”, afirma Francisco Assis, em entrevista à Renascença.

Ainda assim, o eurodeputado não ficou surpreendido com a vitória de Jair Bolsonaro.

“Esta vitória não é surpreendente. O que é surpreendente é que tenha chegado até aqui, todo o processo que conduziu a uma situação desta natureza e que um homem com estas características possa ser eleito presidente da República do Brasil. Haverá agora que refletir, a sociedade brasileira terá que refletir profundamente sobre tudo isto”, considera.

Francisco Assis diz-se “pessimista” em relação à atuação de Bolsonaro como Presidente do Brasil e teme que a sua eleição seja o início de uma fase negra na vida do país.

“Eu creio que há riscos reais para a democracia brasileira. Julgo que Jair Bolsonaro é um homem que, ao longo da sua vida, já deu suficientes provas de desprezo pelas regras democráticas para todos termos de ter receio do que possa vir a acontecer”, afirma o socialista.

Assis diz que verificou, após a divulgação dos resultados, que “várias pessoas estão com medo”. “Há de novo medo na sociedade brasileira. O que é extraordinariamente grave”, diz.

Agora, é altura de reorganizar forças. “Há um trabalho longo a fazer, da parte das forças de oposição democrática, que têm de se organizar e têm de saber resistir a esta fase, que estou convencido que será uma fase negra da vida brasileira”, afirma.

Houve uma "falha moral" na campanha

O eurodeputado considera que a eleição de Jair Bolsonaro é mais um passo de um fenómeno preocupante a acontecer no mundo. “Este crescimento expressivo da extrema direita no mundo é hoje a maior ameaça que se coloca às sociedades democráticas”, considera.

Assis aponta uma “falha moral”, durante a campanha política, a “algumas personalidades políticas, que tinham obrigação absoluta de estar com Haddad”.

“Neste momento a discussão era entre um candidato democrata, com quem podemos concordar ou discordar em muitos aspetos, de quem estamos mais ou menos próximos, mas que é um democrata, e um candidato de extrema-direita, que preconiza coisas absolutamente inadmissíveis”, afirma.

“Há uma ameaça à democracia brasileira. A simples circunstância de se eleger uma figura com estas características significa que o sistema democrático já perdeu alguma solidez e estou convencido que há de facto uma ameaça real à democracia no Brasil”.

Ainda assim, o socialista mostra alguma esperança e diz estar convencido que, no dia em que essa ameaça se materializar de forma mais vincada, a “sociedade brasileira reagirá”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    30 out, 2018 Viseu 13:12
    Há gente, sobretudo marxista que ataca Bolsonaro que ganhou democraticamente as eleições, mas são incapazes de atacar os líderes do PT responsáveis pela atual situação caótica do Brasil, onde impera o crime e a corrupção e até o seu líder está preso por corrupção. Mas muitos, como é o caso de Francisco de Assis, não têm coragem, nem voz, para reagir contra a brutal ditadura dos regimes comunistas da Venezuela, Cuba, Nicarágua, Coreia do Norte...onde não se respeitam os direitos humanos mínimos, nem há eleições democráticas!
  • Helena Matos
    30 out, 2018 coimbra 01:30
    Apetece perguntar se Francisco Assis ou mtos dos políticos q acorrem agora a diabolizar Bolsonaro não percebem ou fazem q nao percebem q foi o PT que estendeu a passadeira vermelha ao candidato da extrema direita. Foi o PT, que durante 16 anos esteve à frente do governo brasileiro, que, com o seu clientelismo, o seu aparelhismo, o seu nepotismo desenfreado, a sua co-autoria em esquemas colossais de corrupção, fez o povo brasileiro fartar-se e criar um sentimento antipetista q o levou a apoiar ideias messiânicas estapafúrdias. Para o bem ou para o mal, o PT, um partido de gente arrogante, cheia de sobranceria, q pensava q podia continuar a enganar o povo e a tratá-lo como gente bacoca a quem se dá umas migalhas e se cala, ajudou, em larga medida, a eleger Bolsonaro. Agora torce a orelha e chora lágrimas de crocodilo. Resta saber se porque está preocupado com o rumo do Brasil ou com a perda de poder.
  • Anónimo
    29 out, 2018 18:02
    Nem sempre concordei com Assis mas aqui dou-lhe razão. Quanto aos comentadores "João Lopes", António" e "Victor Marques", de que estão à espera para emigrar para o Brasil? Mostram não saber viver em democracia! Não são portugueses dignos mas sim escumalha!
  • VICTOR MARQUES
    29 out, 2018 Matosinhos 15:36
    A partir de certa idade, todos nós começamos a sofrer de amnésia....
  • antónio
    29 out, 2018 lisboa 14:53
    Sinistra é a forma como a esquerda portuguesa comentou os candidatos brasileiros. Sinistro é ter gente como este sr Assis. O eleito é fascista é tudo de mau! O derrotado é tudo de bom!!! Esta gente (esquerda portuguesa) acha que o eleitorado ainda vai em cantigas. A democracia fica em risco, aparecem partidos radicais, porque pessoas como o sr Assis, acham que estão do lado da razão ,da verdade e não aceitam dar o benefício da dúvida. Esta gente ( do bloco ao pcp e alguns ps(s)) acham que só eles são detentores da verdade. Sr Assis tenha juízo!
  • João Lopes
    29 out, 2018 Viseu 09:59
    Haveria riscos reais para a democracia brasileira se os marxistas continuassem a desgovernar o país, onde o seu líder, Lula de seu nome, se encontra preso por corrupção. Francisco de Assis, algo "cata-vento" e eterno derrotado do PS, quantas vezes já ergueu a voz contra a atual e brutal ditadura dos regimes comunistas da Venezuela, Cuba, Nicarágua, Coreia do Norte,… onde não se respeitam os direitos humanos mínimos?

Destaques V+