Tempo
|
A+ / A-

Avião cai com 189 pessoas a bordo. Já foram encontrados corpos no Mar de Java

29 out, 2018 - 06:20

Aparelho perdeu contacto 13 minutos depois de ter descolado do aeroporto. Os destroços já foram encontrados.​

A+ / A-
Avião indonésio cai no mar com 189 pessoas a bordo
Avião indonésio cai no mar com 189 pessoas a bordo

O avião da companhia aérea Lion Air caiu no Mar de Java, com 189 pessoas a bordo, 13 minutos depois de ter descolado do aeroporto de Jacarta.

"O acidente foi confirmado", disse o porta-voz das equipas de emergência, Yusuf Latif, num momento em que decorrem operações de busca e salvamento.

O avião seguia da capital indonésia para Pangkal Pinang, na ilha de Samatra, num voo que tinha uma duração prevista de uma hora. De acordo com as autoridades indonésias, o avião terá pedido para regressar à base. A torre de controlo deu autorização para o regresso, mas, pouco depois, perdeu o contacto.

O avião Boeing 737-800, da companhia aérea de ‘low cost’ Lion Air, partiu de Jacarta por volta das 6h20 (22h20 de domingo em Portugal). O aparelho só conseguiu subir até aos 1500 metros de altura nos 13 minutos de voo efetuados.

A página de internet da Flightradar, que regista o percurso dos voos, mostra num mapa a trajetória da aeronave em direção a sudoeste, um desvio para sul e depois para nordeste antes de desaparecer repentinamente sobre o Mar de Java, não muito longe da costa.

Buscas continuam

O avião terá caído no mar e afundando. As equipas de resgate já encontraram telemóveis e coletes salva-vidas a cerca de de 30 a 35 metros de profundidade, próximo do local onde a aeronave transmitiu o último contacto. Segundo a imprensa indonésia já foram encontradas partes de corpos.

Não há sinais de sobreviventes. A bordo estavam 23 personalidades governamentais.

Ainda não são conhecidas as causas do acidente. De acordo com a companhia aérea, este Boeing 737 MAX - novo e ao serviço da empresa desde agosto - teve problemas técnicos no voo anterior, mas “foram resolvidos de acordo com os procedimentos previstos”.

A Indonésia, um arquipélago do sudeste asiático de 17.000 ilhas e ilhotas, é altamente dependente de ligações aéreas, sendo que os acidentes são comuns.

Em agosto, uma criança de 12 anos sobreviveu a um acidente aéreo que matou oito pessoas numa área montanhosa da remota província de Papua (leste).

Em dezembro de 2016, 13 pessoas morreram quando um avião militar se despenhou perto de Timika, outra região montanhosa de Papua.

Em agosto de 2015, um ATR 42-300 da companhia aérea indonésia Trigana Air, que transportava 49 passageiros e cinco tripulantes, todos indonésios, caiu nas Montanhas Bintang. Nenhum sobrevivente foi encontrado.

[Notícia atualizada às 8h10]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+