Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Câmara de Praga será liderada por um pirata

29 out, 2018 - 15:00 • Rui Barros

Esta é a primeira vez que um partido da família dos Partidos Piratas consegue conquistar uma câmara municipal.

A+ / A-

A Câmara de Praga tem, três semanas depois das eleições locais, um novo presidente. Trata-se Zdeněk Hřib, membro do Partido Pirata, que passará a liderar a câmara da capital da República Checa em coligação com mais dois partidos, pelos próximos quatro anos.

Esta é a primeira vez que um partido da família dos Partidos Piratas consegue conquistar uma câmara municipal nos 60 países onde estão ativas forças desta linha política. Em 2017, o mesmo partido conseguiu 22 lugares no parlamento checo.

Como principais bandeiras, os partidos piratas defendem a luta contra as atuais leis de propriedades intelectual, que consideram abusivas, a democracia direta através das novas tecnologias (e-democracy), bem como o uso da tecnologia para a partilha livre de conhecimento e a transparência pública.

O primeiro partido desta linha foi fundado em 2006, na Suécia, pelos mesmos fundadores do popular site de agregação de ficheiros torrent - o “The Pirate Bay”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+