Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Empresário chinês condenado por falsificar robô japonês

25 out, 2018 - 08:22

Homem fabricou e vendeu mais de 34 mil modelos falsificados.

A+ / A-

Um tribunal da cidade chinesa de Xangai condenou um homem a três anos e meio de prisão por fabricar e vender mais de 34 mil modelos falsificados do robô japonês Gundam, noticia esta quinta-feira a imprensa local.

O homem, de 33 anos, era diretor de uma fábrica de brinquedos na cidade de Shantou, na província de Guangdong, no sul da China, quando entre 2016 e setembro de 2017, pediu aos trabalhadores para fazerem cópias com base nos modelos do robô japonês Gundam.

Os robôs falsificados foram depois vendidos a um homem chamado Lin Hong, sob a marca Dragon Peach, com um valor total de mercado de 3,8 milhões de yuans (cerca de 480 mil euros).

O tribunal ordenou ainda o pagamento de uma multa de 1,9 milhões de yuans (cerca de 240 mil euros), dado que o condenado não tinha a aprovação do fabricante japonês para fazer cópias do robô.

A série Gundam, transmitida pela primeira vez no Japão em 1979, e os produtos derivados seduziram legiões de admiradores em vários países, incluindo a China.

A empresa dinamarquesa Lego tem registado também vários casos de falsificações dos seus brinquedos por diversos fabricantes por parte de empresas chinesas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+