Tempo
|
A+ / A-

Anunciado (outra vez) concurso para ala de pediatria oncológica do S. João, mas ainda sem datas

24 out, 2018 - 13:15

Anúncio foi feita pelo primeiro-ministro. Há dez anos que o hospital tem um projeto para construir uma nova ala pediátrica, mas o serviço continua a ser prestado em contentores.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, disse, esta quarta-feira, que o reforço do orçamento da Saúde permitirá "avançar com o lançamento" do concurso para a nova ala pediátrica do Hospital de S. João, mas a ministra da tutela afirmou ainda não haver ainda data.

"É graças a este reforço [no Orçamento] que vai ser possível lançar cinco novos hospitais, um conjuntos de obras em hospitais importantes (...) e vamos, por exemplo, poder avançar com o lançamento do concurso para nova ala pediátrica [no Hospital de S. João]", disse António Costa, a discursar na inauguração de uma nova unidade de saúde em Baguim do Monte, Gondomar.

Confrontada com as declarações do chefe do executivo, a nova ministra da Saúde disse que não há ainda data para lançar a obra referida por António Costa.

"Não, não tenho data para esse concurso porque não avançarei com datas que não tenho a certeza de poder cumprir e que não estão nas estritas mãos do Ministério da Saúde. Estão nas mãos de um conjunto de profissionais que estão empenhados em responder o melhor e mais depressa possível às necessidades de longa data do Hospital de S. João", afirmou Marta Temido.

O Governo autorizou no dia 19 de setembro a administração do Centro Hospitalar Universitário de São João a lançar o concurso para a conceção e construção das novas instalações do Centro Pediátrico.

A autorização foi concedida através de despacho assinado pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, e pelo então ainda ministro da Saúde, Adalberto Fernandes, publicado no Diário da República.

Segundo Marta Temido, a nova valência é um "equipamento muito significativo e que precisa de ser muito planeado".

"Estamos todos empenhados em conseguir responder o mais depressa possível às necessidades do S. João e às necessidades, concretamente, das crianças e dos pais. É isso que está a ser feito [planear melhor]", garantiu a ministra.

Marta Temido referiu que "há um projeto que está a ser revisto" e que a informação que dispõe é que "o centro hospitalar está com as equipas técnicas a analisar o projeto que já era de alguns anos" sendo que "o trabalho ainda não está completo" e que "muito recentemente o conselho de administração decidiu optar por uma solução que permitiria rever o projeto e imprimir celeridade".

"Posto isso, é necessário avançar com o concurso para a obra", disse.

Há dez anos que o hospital tem um projeto para construir uma nova ala pediátrica, mas desde então o serviço tem sido prestado em contentores.

Em junho, o presidente do Centro Hospitalar do S. João afirmou que o problema do centro ambulatório pediátrico, que inclui o hospital de dia da pediatria oncológica, ficou resolvido, mas "continuam a faltar as instalações do internamento pediátrico".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Reise
    23 nov, 2018 09:54
    "Rui Moreira alerta ainda que, "qualquer que seja a contratação, seja pela [associação] Joãozinho, seja pelo Estado, seja pela administração do hospital, mesmo que seja por ajuste direto vai sempre demorar muito tempo a ser construído e as crianças não podem esperar". (cf. aqui). Pela Associação Joãozinho já está contratada há três anos, é com o consórcio Lucios-Somague, e o contrato tem o valor de 20,2 milhões de euros. Foi celebrado em cima de um Protocolo tripartido entre a administração do HSJ, a Associação Joãozinho e o consórcio Lucios-Somague, em que a primeira se compromete a ceder o espaço para a realização da obra. Esta cláusula nunca foi cumprida pela administração do HSJ, que mantém o Serviço de Sangue a funcionar no local. Assim desimpeça o espaço e a obra prossegue. Posted by Pedro Arroja at 22:31 https://portugalcontemporaneo.blogspot.com/2018/11/a-contratacao.html
  • Tiago luis
    24 out, 2018 Lisboa 15:39
    É preciso não ter vergonha na cara
  • Americo
    24 out, 2018 Leiria 14:56
    Somos um POVO suigéneres para "aguentar" isto. Que tamanha desfaçatez.................

Destaques V+