Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Não aceitamos estradas de segunda!” Autarquia de Vila Real lança campanha insólita na A24

23 out, 2018 - 17:31 • Olímpia Mairos

Painéis colocados nas entradas da A24 alertam os automobilistas para os “perigos e falhas” da via.

A+ / A-

“Não aceitamos estradas de segunda! Das mais caras do país, nós de acesso não iluminados, sem apoio noturno, limpa neves insuficientes”. A mensagem lê-se num "outdoor" colocado pela Câmara de Vila Real, junto à A24.

Segundo o presidente da autarquia, o socialista Rui Santos, “este cartaz significa indignação, significa informação e, uma vez mais, uma chamada de atenção para o Governo”.

“Vila Real também é Portugal”, pode ler-se, ainda, no cartaz de grandes dimensões, com letras amarelas e o sinal de perigo destacado.

O município liderado por Rui Santos tem alertado, desde novembro de 2015, para “a diminuição das condições de segurança na A24”, insurgindo-se contra o que classifica como “decisões insensatas” e sublinhando que “os fatores de segurança deveriam estar sempre subjacentes a qualquer operação deste género”.

“No interior pagamos o quilómetro mais caro de Portugal, pelo uso de autoestradas”, observa o autarca, acrescentando que “não vale a pena dizerem que a segurança é igual, independentemente dos nós de acesso estarem ou não estarem iluminados, porque, se é igual, porque cortam aqui e não cortam nos outros lados?”

O presidente da Câmara de Vila Real explica que, no âmbito da renegociação, em 2015, entre o Governo PSD/CDS-PP e a concessionária da A24, “foi desligada a iluminação dos nós de acesso das localidades, foram reduzidos os limpa-neves para metade e os carros de assistência, durante a noite, passaram a funcionar apenas à chamada”.

Segundo o autarca, nessa altura foram também desligados os “painéis informativos na A24, que serviram para que os condutores se orientassem em caso de acidente e em função das condições meteorológicas, e foram desativados alguns postos de SOS”.

Passaram três anos e, segundo Rui Santos, “o Governo nada resolveu”, apesar da “insistência da câmara municipal”.

“Cansado de esperar”, o autarca de Vila Real justifica o ‘timing’ para o lançamento da campanha com a aproximação de mais um inverno e com a discussão do Orçamento do Estado (OE) para 2019.

“Continuarei a insistir junto do Governo para que isto seja resolvido e espero que o PCP, o BE e também o PSD e o CDS, em sede de OE, porque é agora que o estão a discutir, possam tratar deste assunto”, refere o autarca.

A campanha de alerta é iniciativa da Câmara de Vila Real, mas conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), que agrupa 19 municípios.

“Aquilo que a CIM Douro aprovou foi que cada um dos municípios colocaria um ou mais cartazes. Tenho a expectativa que os outros municípios façam exatamente a mesma coisa, porque é uma questão de justiça, de coerência e, sobretudo, de segurança, repito, de segurança”, observa.

A autoestrada 24 liga Viseu à antiga fronteira de Vila Verde da Raia, em Chaves.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+