Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

GNR. Uma centena de detidos este ano pelo crime de incêndio florestal

23 out, 2018 - 16:15

Foram identificados 852 suspeitos pelo crime de incêndio florestal e detidos 100, mais 46 do que no mesmo período de 2017,

A+ / A-

A GNR deteve este ano 100 pessoas pelo crime de incêndio florestal, mais 46 casos do que no mesmo período de 2017, anunciou esta terça-feira a corporação.

Em comunicado, a GNR faz um balanço das cercas de 46.500 patrulhas realizadas entre 1 de janeiro e hoje no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, tendo também, neste período, identificado 852 suspeitos pelo crime de incêndio florestal.

O capitão Bruno Ribeiro, do Comando-Geral da GNR, avançou à Lusa que no mesmo período de 2017 foram detidas 54 pessoas pelo crime de incêndio florestal, enquanto este ano as detenções chegaram às 100.

Este ano, a GNR registou também certa de seis mil crimes de incêndio florestal, menos de metade do que em igual período de 2017, e mais de 12 mil ocorrências de fogo.

Foram ainda registados mais de oito mil autos de contraordenação, essencialmente relacionadas com a falta de limpeza de terrenos e queimadas.

A GNR sustenta que assumiu como uma das suas prioridades para este ano a prevenção dos incêndios florestais, tendo vindo a desenvolver um esforço significativo através da realização de ações de sensibilização e fiscalização.

As autoridades referem ainda que através das valências de proteção da natureza e ambiente, territorial, investigação criminal, bem como do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), adotaram um dispositivo de patrulhamento e vigilância reforçado, com "especial incidência nas áreas dos interfaces urbanas florestais, dada a sua maior vulnerabilidade e perigosidade face à ocorrência de incêndios florestais".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+