Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SÍNODO 2018

Francisco apresenta livro em encontro com jovens e idosos

23 out, 2018 - 14:45 • Octávio Carmo/Agência Ecclesia

“Partilhando a sabedoria do tempo” é o título do novo projeto editorial que tem prefácio do próprio Papa.

A+ / A-

O Sínodo dos Bispos sobre os jovens, que está a decorrer em Roma, foi o momento escolhido para apresentar o projeto global para uma “nova aliança entre gerações” e o livro que dele já resultou. A apresentação vai decorrer durante o encontro, esta terça-feira à tarde, em que o Papa Francisco vai responder a perguntas de um grupo de jovens e idosos, oriundos da Colômbia, Itália, Malta e Estados Unidos, e entre os quais estará o realizador Martin Scorsese.

Com o título "Partilhando a Sabedoria do Tempo", o livro tem prefácio do próprio Papa, e vai ser lançado em nove línguas. Inclui 250 entrevistas a idosos recolhidas em mais de 30 países com a ajuda da ONG ‘Unound’ e do Serviço Jesuíta aos Refugiados.

As histórias são comentadas na obra pelo Papa Francisco, em diálogo com o padre e jornalista Antonio Spadaro. O jesuíta, diretor da revista 'La Civiltà Cattolica, será um dos participantes no encontro que vai decorrer no Instituto Patrístico Augustinianum, e no qual marcará igualmente presença o arcebispo do Panamá, D. José Domingo Ulloa Mendieta, presidente do Comité Organizador da Jornada Mundial da Juventude 2019.

“A fé não é pagar a portagem para o Céu, não é pagar a salvação”, sublinha o Papa no livro, que aborda temas como trabalho, o amor, a morte e a esperança.

“Hoje, os jovens precisam dos sonhos dos idosos para terem esperança, para terem um amanhã”, escreve ainda Francisco no prefácio, onde afirma ainda que a vida “não é parte de um filme”, mas “uma aventura na qual é preciso lançar-se”, e que “o homem foi criado por Deus para fazer história, não para sobreviver na selva da vida”.

Francisco lembra ainda que “hoje, os jovens precisam dos sonhos dos idosos para terem esperança, para terem um amanhã”, e diz esperar que os avós sejam “sonhadores” e saibam “inspirar os jovens a correr em frente, com a criatividade da profecia”.



A reportagem do Sínodo dos Bispos é realizada em parceria para a Renascença, Agência Ecclesia, Família Cristã, Flor de Lis e Voz da Verdade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+