Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministra garante que fuga de detidos no Porto não se deveu a falta de segurança do tribunal

23 out, 2018 - 14:35

Francisca Van Dunem diz que o caso está a ser investigado e que, por isso, não se pode antecipar cenários.

A+ / A-

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, defendeu, esta terça-feira, que a fuga de três arguidos do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, na quinta-feira, não se deveu à falta de segurança das instalações.

"Relativamente àquele tribunal, todas as condições de segurança estavam criadas. Havia segurança passiva suficiente e segurança ativa, e isso funcionou", disse a ministra aos jornalistas.

Questionada sobre o que poderá ter facilitado a fuga dos três indivíduos, a governante acentuou que se trata de "um caso que está em investigação" e que, por isso, é necessário aguardar pelos resultados. "Não nos precipitemos com antecipações de cenários", indicou.

Francisca Van Dunem insistiu no apelo à "calma" e à "paciência": "Não vamos especular sobre aquilo que não sabemos. Vamos aguardar o resultado da averiguação que está a ser feita e vamos perceber, em concreto, o que é que falhou, se é que alguma coisa falhou, para aquelas três pessoas terem fugido".

A ministra disse, por outro lado, congratular-se com "a circunstância de, entretanto, as pessoas terem sido recapturadas".

A ministra falava, em Paredes, no distrito do Porto, à margem da cerimónia de um protocolo com a autarquia local para a remodelação e ampliação do tribunal local.

Os três suspeitos de dezenas de furtos a idosos no Grande Porto fugiram do TIC na quinta-feira, à tarde, depois de um juiz de instrução lhes decretar prisão preventiva.

Os três homens acabaram por ser detidos na sexta-feira pela PSP, em Gondomar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    23 out, 2018 aveiro 19:23
    "se é que alguma coisa falhou", diz a Sra.Ministra....., ainda tem duvida ?????....faz pensar no "se calhar nem houve roubo de armas" . A falta de competência e de sério atingiu o seu auge !...

Destaques V+